Siga o OTD

Tóquio 2020

Austrália orienta atletas a se prepararem para Tóquio 2021

Comitê Olímpico do país se antecipa à decisão do COI e diz que atletas devem priorizar agora suas saúdes

coronavírus esporte olímpico bandeira COB adiamento Tóquio 2020 adiamento COI

O Comitê Olímpico da Austrália (AOC, na sigla em inglês) já se antecipou e está orientando seus atletas a se prepararem para o adiamento das Olimpíadas para 2021, após decidir que não mandará sua delegação caso os Jogos aconteçam em julho deste ano devido à pandemia de coronavírus.

A decisão veio após o anúncio do Comitê Olímpico Internacional (COI) de que vai tomar uma posição sobre o adiamento ou não das Olimpíadas em quatro semanas.

+World Athletics pede adiamento das Olimpíadas de Tóquio

“O AOC acredita que nossos atletas agora precisam priorizar sua própria saúde e a de todos ao seu redor, e poder retornar às suas famílias, em discussão com suas federações nacionais. O AOC realizou uma reunião de seu conselho executivo via teleconferência esta manhã e concordamos de forma unânime que uma equipe australiana não poderia ser formada nas circunstâncias atuais em casa ou no exterior”, diz parte do comunicado reproduzido pelo site australiano 10 Daily.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NOINSTAGRAM E NO FACEBOOK

O Comitê australiano recebeu o feedback de vários atletas de mais de 25 modalidades sobre o assunto na última semana. “Está claro que os Jogos Olímpicos não podem ser em julho. Nossos atletas têm sido magníficos em sua atitude positiva em relação ao treinamento e à preparação, mas o estresse e a incerteza têm sido extremamente desafiadores para eles”, ressaltou Ian Chesterman, chefe da missão australiana para Tóquio.

Assim, a Austrália se tornou o segundo país a anunciar que não levaria atletas a Tóquio se os Jogos forem realizadas neste ano, após o Canadá puxar a fila. Por enquanto, porém, as Olimpíadas não foram adiadas e seguem na data prevista, 24 de julho.

Mais em Tóquio 2020