Siga o OTD

Tóquio 2020

Por causa do coronavírus, Canadá irá boicotar Tóquio-2020

Horas após o COI dar um prazo de quatro semanas para decidir o futuro dos Jogos, Canadá avisa que não participará

Delegação do Canadá em Jogos Olímpicos
O comitê olímpico do Canadá anunciou que não disputará a Olimpíada de Tóquio este ano por causa do coronavírus (Divulgação/Team Canada)

A Olimpíada de Tóquio já vive sob ameaça de desistência de participantes em razão da pandemia do coronavírus. Na noite deste domingo (22), horas depois do COI (Comitê Olímpico Internacional) determinar um prazo de quatro semanas para definir se adiará ou não os Jogos, o comitê olímpico do Canadá se antecipou. Em comunicado oficial, a entidade anunciou que não enviará atletas canadenses ao Japão este ano, em razão dos riscos de infecção da Covid-19.

“O Comitê Olímpico Canadense (COC) e o Comitê Paralímpico do Canadá (CPC), apoiados pelas Comissões de Atletas, pelas Organizações Nacionais de Esportes e pelo Governo do Canadá, tomaram a difícil decisão de não enviar equipes canadenses para Jogos Olímpicos e Paralímpicos no verão de 2020”, diz um trecho do comunicado.

https://twitter.com/TeamCanada/status/1241901396149952512

Este é o mais duro golpe sofrido pelo COI, comandado pelo alemão Thomas Bach, desde que a pandemia do coronavírus paralisou o esporte mundial. Uma série de protestos de atletas, comitês olímpicos e entidades esportivas causou uma reunião por teleconferência de emergência neste domingo. Foi a primeira vez que o COI considerou a possibilidade de transferir os Jogos da data original, cuja abertura está marcada para 24 de julho.

+ Veja mais notícias sobre o coronavírus

“Não se trata apenas da saúde do atleta – é da saúde pública. Com o COVID-19 e os riscos associados, não é seguro para nossos atletas, a saúde e a segurança de suas famílias e da comunidade canadense em geral para os atletas continuarem treinando para esses Jogos. De fato, isso contraria os conselhos de saúde pública que instamos todos os canadenses a seguir”, prosseguiu o comunicado.

Embora o comitê canadense tenha elogiado a postura do COI por reconhecer a necessidade de proteger a saúde dos atletas, a entidade entende que a saúde global agora é mais importante do que o esporte. “Continuamos esperançosos de que o COI e o IPC concordem com a decisão de adiar os Jogos como parte de nossa responsabilidade coletiva de proteger nossas comunidades e trabalhar para conter a propagação do vírus”, concluiu o comunicado.

A última vez que houve um boicote aos Jogos Olímpicos foi na edição de Seul-1988, protagonizado por Cuba, Coreia do Norte, Nicarágua e Etiópia. Antes, o movimento olímpico viveu dois grandes boicotes, nos Jogos de Moscou-1980 e Los Angeles-1984.

Mais em Tóquio 2020