Siga o OTD

Tóquio 2020

Adiar Olimpíada é a solução para atletas americanos

Segundo o jornal USA Today, cerca de 70% da delegação olímpica dos Estados Unidos apoia o adiamento de Tóquio-2020

Sede do COI, Comitê Olímpico Internacional esporte política
A maioria dos atletas americanos querem o adiamento das Olimpíadas (Crédito: IOC/Christophe Moratal)

O Comitê Olímpico e Paralímpico dos Estados Unidos (USOPC) realizou uma pesquisa por teleconferência com 300 atletas de sua delegação e, de acordo com informações do jornal USA Today, o resultado apontou que quase 70% dos esportistas apoiam o adiamento dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 devido à pandemia de coronavírus que afeta o mundo.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

Na conversa, os atletas e os integrantes do Conselho Consultivo de Atletas responderam três questões: você apoia o adiamento dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2020? Você apoia os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2020, conforme está programado? Quando o COI deve definir se mantém, adia ou cancela os Jogos?

A consulta aos atletas ocorreu depois dos posicionamentos da Federação de natação dos Estados Unidos (USA Swimming) e do órgão responsável pelo atletismo do país (USA Track & Field), que pediram à entidade máxima do país que pressione o Comitê Olímpico Internacional (COI) pelo adiamento da competição.

Segundo o USA Today, 40% falaram que não apoiam a realização das Olimpíadas na data prevista. Em relação à quando o COI deve tomar uma decisão, 34% acreditam que assim que a entidade tiver informações suficientes é que deve definir pela realização ou não, já 18% pediram uma decisão agora e outros 23% gostariam de uma definição até 15 de abril.

+Atletas começam movimento e pedem #Tokyo2021

Nos Estados Unidos, as universidades começaram as fechar suas instalações de treinamentos há duas semanas e os centros do USOPC em Colorado Springs, Nova Iorque, Colorado e Lake Placid estão fechadas. As academias e piscinas públicas também foram fechadas e não existe previsão de quando serão reabertas.

Até os posicionamentos das federações de natação e atletismo, o USOPC seguia com o parecer do COI, afirmando que não há necessidade de uma decisão ser tomada nesse momento, já que a competição ocorre só daqui a quatro meses. A data da abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio está marcada para 24 de julho.

Mais em Tóquio 2020