Siga o OTD

Tóquio 2020

Tóquio já planeja adiamento da Olimpíada, diz agência

Fontes revelaram que comitê japonês já começou a simular alternativas para o adiamento dos Jogos Olímpicos

Tóquio - adiamento - coronavírus - COI
Tóquio 2020 está marcado oficialmente para começar no dia 24 de julho (Foto: Reprodução/Facebook)

Oficialmente, os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio 2020 seguem mantidos na data prevista, que seria 24 de julho, apesar da pandemia de coronavírus que avança a cada dia no mundo todo. No entanto, ao que tudo indica, a organização dos Jogos já está planejando, em segredo, o adiamento do evento, segundo publicou a agência de notícias Reuters na manhã deste domingo (22).

A agência teve acesso a duas fontes, que não quiseram se identificar, mas que garantiram que “os organizadores começaram a simular possíveis alternativas em caso de adiamento”.

+Tóquio 202…é possível adiar os Jogos por causa do coronavírus?

“Estamos fazendo planos B, C, D, considerando diferentes prazos de adiamento”, disse uma das fontes, que seria próxima ao comitê organizador e que acrescentou que as simulações incluem também estimativas de custo para diferentes adiamentos.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NOINSTAGRAM E NO FACEBOOK

As opções que estariam sendo analisadas seriam a realização do evento sem público ou um adiamento de um ou até mesmo dois anos. Havia também organizadores que teriam esperança de um adiamento de um mês ou 45 dias A princípio, elas serão analisadas oficialmente no final de março.

Os organizadores e o Comitê Olímpico Internacional não enviaram uma resposta aos questionamentos sobre o tema.

A posição oficial do governo japonês e do COI (Comitê Olímpico Internacional) até agora é que o adiamento ainda não está sendo considerado e as competições seguem planejadas para julho.

A situação, porém, vem se tornando insustentável, uma vez que comitês do mundo todo, inclusive o brasileiro (COB e CPB), e atletas vêm pedindo com veemência o adiamento das Olimpíadas de Tóquio.

Mais em Tóquio 2020