Siga o OTD

Tóquio 2020

Federações americanas pedem adiamento das Olimpíadas

Os chefes das entidades responsáveis pela Natação e Atletismo dos Estados Unidos solicitam apoio do Comitê Olímpico do país em relação ao COI

Confederações defendem adiamento das Olimpíadas
Natação e Atletismo dos Estados Unidos pedem adiamento de Tóquio 2020 (AP Photo/Jae C. Hong)

A Federação de natação dos Estados Unidos (USA Swimming) e o órgão responsável pelo atletismo do país (USA Track & Field) solicitaram que o Comitê Olímpico e Paralímpico do país (USOPC) peça junto ao Comitê Olímpico Internacional (COI) o adiamento dos Jogos Olímpicos de Tóquio em 12 meses, devido à crise que pandemia coronavírus está causando no mundo.

“Todos estão experimentando perturbações inimagináveis apenas alguns meses antes dos Jogos Olímpicos, o que põe em dúvida a igualdade de condições para todos. Nossos atletas estão sob tremenda pressão, estresse e ansiedade, e sua saúde mental e bem-estar devem estar entre as maiores prioridades nesse momento” disse Tim Hinchey, chefe da natação dos Estados Unidos em carta à Sarah Hirshland, diretora executiva do Comitê Olímpico e Paralímpico americano.

+COB defende adiamento da Olimpíada em um ano

Max Siegel, chefe da entidade responsável pelo atletismo, também enviou um documento ao órgão máximo do esporte de seu país compartilhando do pedido de suspensão. “Que o USOPC, como líder dentro do Movimento Olímpico, use sua voz e fale pelos atletas”.

O posicionamento das duas entidades é um ponto relevante na crise criada pela pandemia do coronavírus e o impacto na Olimpíada de Tóquio. Os dois esportes representaram  65 das 121 medalhas e 175 de 554 atletas dos Estados Unidos na Rio-2016.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

O Comitê Olímpico e Paralímpico dos Estados Unidos por intermédio de Sarah Hirshland, diretora executiva, e Susanne Lyons, presidente do conselho de administração, enviaram uma declaração conjunta pelo adiamento. Nela, falam de uma importante reunião com o COI na próxima semana. “Tenha certeza de que estamos deixando suas preocupações claramente conhecidas. Estamos incentivando os atletas a colocarem a segurança deles em primeiro lugar e que sigam as orientações das autoridades de saúde”, disse o comunicado em resposta a Hinchey.

Mais em Tóquio 2020