Siga o OTD

Tóquio 2020

Confederações apoiam posição do COB de adiar as Olimpíadas

Confederações de vôlei, ginástica, judô, basquete, skate e desportos aquáticos endossaram pedido do COB

Estádio Olímpico de Tóquio
Estádio Olímpico de Tóquio (Reprodução/COI)

Logo após o posicionamento do Comitê Olímpico do Brasil (COB) na manhã deste sábado (21), defendendo o adiamento das Olimpíadas de Tóquio 2020 por conta da pandemia de coronavírus, as confederações brasileiras de várias modalidades saíram em apoio à entendidade.

As confederações de basquete (CBB), judô (CBJ), vôlei (CBV), skate (CBSk), ginástica (CBG) e desportos aquáticos (CBDA) foram as primeiras a se manifestar.

“Nosso papel, enquanto entidade máxima da modalidade no Brasil, é zelar pela família da ginástica nacional: nossos atletas, treinadores, árbitros, equipes multidisciplinares, dirigentes, torcedores e familiares. Neste momento a crise mundial provocada pela pandemia se impõe sobre o planejamento anteriormente traçado, que é forçosamente relegado a um segundo plano. Os Jogos Olímpicos são a celebração da vida e da amizade entre os povos, e pressupõem os melhores atletas do mundo no topo de suas performances. No quadro atual, essa perspectiva é impossível. O evento não pode jamais nos colocar em risco. Diante de toda essa incerteza, nosso compromisso é reforçar o pleito pelo adiamento do evento de Tóquio”, pontuou a presidente da CBG, Maria Luciene Cacho Resende, em comunicado oficial.

A Confederação Brasileira de Judô (CBJ) parabenizou o presidente do COB, Paulo Wanderley, pela coragem e liderança. “O momento é de cuidarmos da saúde mundial para o melhor bem individual e universal”

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NOINSTAGRAM E NO FACEBOOK

A Confederação Brasileira de Vôlei também emitiu um comunicado oficial endossando o pedido do COB: “A CBV entende que, diante da pandemia que toma conta do mundo inteiro, não há condições para que o maior evento esportivo do planeta seja realizado. Sabemos do momento mágico que é uma edição dos Jogos, o quanto os atletas se preparam e esperam por isso, e, justamente visando ter uma competição no mais alto nível, como merecido, que concordamos que este não é o ano ideal”, disse o diretor executivo da entidade, Radamés Lattari.

Ao longo do dia, outras confederações foram se juntando às demais em apoio ao pedido do COB. Foi o caso da de Atletismo (CBAt):”Apoiamos totalmente a colocação do COB. Neste momento, o mais importante é a saúde de nossos atletas e de toda a comunidade atlética no mundo”, afirmou o presidente do Conselho de Administração da CBAt, Warlindo Carneiro da Silva Filho. 

Vale lembrar que, um dia antes, na sexta-feira (20), Mizael Conrado, presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) já havia tomado o mesmo posicionamento.

Confira outras manifestações:

Confederação de Desportos Aquáticos

Confederação de Basquete

Confederação de Tênis

Confederação de Skate

Mais em Tóquio 2020