Siga o OTD

Tóquio 2020

Canadense do COI e campeã olímpica criticam decisão

Lenda do hóquei no gelo, Hayley Wickenheiser foi uma das que criticou decisão do COI de manter os Jogos como programado

Hayley Wickenheiser COI coronavírus
Hayley Wickenheiser (Simon Fraser University/University Communications)

O COI (Comitê Olímpico Internacional) informou em nota na terça (17) que não vai fazer mudanças drásticas em relação à programação das Olimpíadas por conta do coronavírus. E as reações de figuras importantes do esporte olímpico foram imediatas.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

A canadense Hayley Wickenheiser, lenda do hóquei no gelo com cinco finais olímpicas e membra do COI, disparou contra a entidade, classificando o não adiamento como um ato “irresponsável” e “insensível”. Os comentários foram feitos em uma rede social.

Hayley Wickenheiser COI coronavírus hóquio no gelo Canadá
Wickenheiser jogou cinco finais olímpicas e venceu quatro (divulgação/Team Canada)

“Pensei bastante nisso nos últimos dias e a minha posição mudou. Votei representando o desejo dos atletas e a minha ideia de protegê-los. Como membro do COI, médica e participante de seis Olimpíadas, classifico como uma irresponsável a decisão de hoje”, escreveu Hayley Wickenheiser.

“A olimpíada deveria ser cancelada? Ninguém sabe neste momento e esse é o meu ponto. Dizer com certeza que eles seguirão em frente é uma injustiça para o treinamento de atletas e a população global em geral. Precisamos reconhecer o desconhecido”, continua Hayley Wickenheiser.

Katerina Stefanidi, campeã olímpica e mundial no salto com vara – Foto: Reprodução/Facebook

A insatisfação com o COI também levou a campeã mundial e olímpica no salto com vara, a grega Katerina Stefanidi, a se manifestar. “Não se trata de como as coisas serão daqui a 4 meses. É sobre como estão as coisas agora. O COI quer que continuemos arriscando nossa saúde (coronavírus), a saúde de nossa família e a saúde pública para treinar todos os dias? Você está nos colocando em perigo agora, hoje, não em quatro meses”, escreveu a atleta em sua rede social.

Apoio Receoso

Outro que se manifestou foi o presidente do Comitê Olímpico Espanhol. Alejandro Blanco participou da reunião por teleconferência com o COI e outros representantes de comitês nacionais, na terça, que gerou o comunicado sobre a manutenção da programação dos Jogos.

Disse que, na videoconferência, manifestou apoio ao COI sem deixar de apontar receio com a condição que os atletas espanhois chegariam na competição, se mantido o calendário. “Expressamos a situação que os atletas estão enfrentando na Espanha, não porque porque vão passar duas semanas sem treinamentos, é que a situação pode ser prolongar e podemos não chegar em Tóquio nas melhores das condições. E como nós, vários países”.

Alejandro Blanco presidente COE coronavírus COI
(divulgação/COE)

“Disse que os esportes coletivos não têm situações correntas para treinar. A Europa está isolada e é uma situação muito complexa. E nestes momentos, esperamos que eles nos digam – eu os apoio – e que, entre todos, procuremos uma solução para os esportistas espanhóis”

Mais em Tóquio 2020