Siga o OTD

Tóquio 2020

Tóquio rebate dirigente do COI e reafirma programação dos Jogos

Organização rebate integrante do COI e diz que “a princípio” ideia é manter Olimpíadas e Paralimpíadas como previstas

70% dos japoneses acredita que os Jogos Olímpicos serão adiados
(reprodução/facebook)

A novela coronavírus e Olimpíadas ganhou um novo capítulo nesta quarta-feira (26). Depois de várias competições serem canceladas ou adiadas devido ao surto, e do dirigente mais antigo do COI, o canadense Dick Pound, admitir mudanças, a organização da Tóquio 2020 veio a público reafirmar que a competição irá acontecer na data prevista, como programado. A informação é da AFP.

Os Jogos Olímpicos estão marcados para ocorrer de 24 de julho a 9 de agosto, enquanto os Paralímpicos vão de 25 de agosto até 6 de setembro.

+Veja mais notícias relacionadas ao coronavírus

De acordo com o comitê organizador, a visão do canadense Dick Pound, membro do COI, de que há a possibilidade de cancelamento ou adiamento da Olimpíada, “não é necessariamente a visão coletiva do Comitê Olímpico Internacional”.

“Não pensamos nisto, não ouvimos falar sobre isto. Perguntamos e nos responderam que não existe tal projeto. A princípio, a ideia é celebrar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos da maneira como estão previstos”, declarou o diretor-executivo do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020, Toshiro Muto.

+Coronavirus já entra na pauta oficial da Olimpíada de Tóquio

Muto também falou sobre o pedido do primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, de cancelar ou adiar eventos, ou de reduzir sua dimensão nas próximas semanas para impedir a propagação do novo coronavírus, e disse que cada caso será estudado individualmente.

Fogo Olímpico

O percurso da chama olímpica, previsto para começar em 26 de março em Fukushima, será mantido, mas poderá sofrer alterações. “Não contemplamos o cancelamento, mas vamos pensar na forma de organizá-lo para que não resulte na propagação do vírus, talvez reduzindo a escala do evento”, completou Muto.

+INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE

Por fim, a ministra dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, Seiko Hashimoto, também insistiu que as palavras do diretor canadense “não são a posição oficial da entidade” e que os preparativos seguem normalmente.

“Neste momento, nosso grau de preparação para os Jogos recebeu uma nota alta, e o COI se comprometeu a continuar nos apoiando. Temos que nos concentrar apenas no objetivo de acabar com a crise do coronavírus o mais rápido possível, com o objetivo de organizar os Jogos de Tóquio com a sensação de segurança”, concluiu.

No Japão, pouco mais de 160 casos foram confirmados, além de cerca de 700 pessoas infectadas em Yokohama, ao sul de Tóquio. Cinco pessoas infectadas ou com suspeitas de terem sido contagiadas já morreram no país.

Mais em Tóquio 2020