Siga o OTD

Tiro Esportivo

Brasil inicia disputa da Copa Sul-Americana com medalhas

O Brasil iniciou a disputa da III Copa Sul-Americana de Tiro, no Chile, marcando presença nos pódios. Confira!

Brasil inicia disputa da Copa Sul-Americana com medalhas
Divulgação/CBTE

Está acontecendo na cidade de Santiago, no Chile, a III Copa Sul-Americana de Tiro desde o dia 24 de setembro – e se estenderá até 1 de outubro -, com a participação de atletas do Brasil, Argentina, Chile, Peru, Equador, Colômbia, Uruguai, Bolívia e Panamá, como convidado.

Ouro, prata e bronze na Pistola 25m Feminino

Na terça-feira (25), aconteceram a qualificatória da Pistola 25m Feminino que teve início às 9h e contava com quatro representantes brasileiras. Ana Luiza Ferrão terminou em 2º lugar com 565 pontos, apenas 2 pontos atrás da Argentina Maria Herrera, tendo Rachel de Castro terminado em 4º com 553, Tatiana Diniz em 5º com 546 e Thaís Carvalho em 7º com 528, todas classificadas para a final.

A final ocorreu no mesmo dia, tendo início às 12h30, funcionando em caráter eliminatório, ou seja, as atletas vão sendo eliminadas, uma a uma, até ser definida a campeã. Nossas meninas não se intimidaram com as outras 4 participantes, sendo 3 chilenas e uma argentina, e garantiram um pódio verde-amarelo.

Na rodada final a pontuação da qualificatória é zerada e uma nova começa. Ana Luiza Ferrão terminou em 1º, garantindo o ouro, Tatiana Diniz ficou com a prata em 2º e Thaís Carvalho completou o pódio com o bronze. Rachel de Castro foi eliminada no início da Final e ficou em 8º.

Bruno Lion termina em terceiro na Carabina de Ar

Bruno participou da prova Carabina de Ar 10m Masculino, junto com Leonardo Vagner e Cássio Rippel, também na terça-feira. Os atletas terminaram a fase classificatória, onde são disparados 60 tiros, com Bruno Lion fazendo 616.1 pontos (os valores decimais ocorrem porque os tiros no centro do alvo, na região do 10, podem variar de 10.1 a 10.9, de acordo com a menor ou maior proximidade do centro absoluto). Leonardo Vagner fez 611.9, terminando em sexto e se classificando junto com Bruno para Fase Final, que deixou de fora Cassio Rippel, que fez 599.5 e terminou em 10º – Somente os 8 primeiros passam para a Final.

Na Final, zera a pontuação da Qualificatória e elimina um a um dos participantes. Leonardo infelizmente fez um último tiro desfavorável de 9.9 e foi eliminado quando estava em sétimo. Bruno Lion continuou na disputa eliminando um chileno, um argentino e um uruguaio, o que já garantia a medalha de bronze para o Brasil. Ele estava a apenas 2 décimos do argentino Marcelo Gutierrez, mas seus dois disparos finais foram de 9.0 e 9.5 o que acabou lhe tirando da competição em 3º lugar.

Subiram ao pódio os atletas Alexis Eberhardt, da Argentina, que terminou com 246.2 e o primeiro lugar, e Marcelo Gutierrez com 244.4, além de Bruno. A equipe brasileira ficou com a medalha de prata, totalizando 1827.5 pontos, atrás dos argentinos com um total de 1859.7 e à frente dos chilenos que ficaram com 1807.6. A classificação por equipes é oriunda da soma dos resultados individuais dos atletas na Fase Qualificatória e sempre reúne 3 atletas de cada país participante.

Pódio da Pistola 50m Masculino

A disputa da Pistola 50m Masculino, que ocorreu na quarta-feira (26), reuniu 3 atletas brasileiros: Felipe Wu, Vladimir da Silveira e Stenio Yamamoto.

A prova terminou com Felipe Wu em primeiro, totalizando 559 pontos em seus disparos e garantindo o ouro para o Brasil, seguido de Vladimir que fez 551 e ficou com a prata e Stênio com 537 e o bronze. A disputa que não tem final, consagrou um pódio totalmente brasileiro, repetindo a façanha do dia anterior na Pistola 25m Feminino. Os três brasileiros também subiram ao pódio para receber o ouro por equipes.

Geovana Meyer fica com a prata individual na Carabina de Ar Feminino

A atleta, que representa o Brasil na categoria Júnior, iniciou sua prova juntamente com sua conterrânea, Simone Prachthauser Koch, fazendo parciais de 102.4, 103.9, 102.5, 99.6, 101.7 e 100.8, completando os 60 tiros necessários na competição. O total de 610.2 não foi suficiente para passar a argentina Agustina Garino, que terminou em 1º lugar, mas garantiu a medalha de prata da atiradora. Simone terminou em 6º lugar com 596.1.

Bronze por equipe na Carabina de Ar Feminino

A competição reuniu a atleta olímpica Rosane Budag, Luísa Schreiber, ambas pela categoria damas, e Geovana Meyer, que representou o Brasil como Junior. As três conquistaram a medalha de bronze por equipes. A equipe terminou com 1800.6 pontos, atrás das chilenas com 1819.7 que conquistaram a prata e as campeãs argentinas com um total de 1844.

Mais em Tiro Esportivo