Siga o OTD

Tiro Esportivo

Cassio Rippel é eleito para Comitê de Atletas da ISSF

Em eleição direta realizada durante o último Campeonato Mundial de Tiro Esportivo, Cassio Rippel foi um dos quatro atletas eleitos para comporem o Comitê de Atletas da ISSF.

Cassio Rippel é eleito para o Comitê de Atletas da ISSF
Divulgação

Em eleição direta realizada durante o último Campeonato Mundial de Tiro Esportivo, ocorrido nesse mês de setembro em Changwon, República da Coréia, o atleta brasileiro Cassio Rippel, carabineiro medalhista de ouro nos últimos jogos pan-americanos de Toronto, foi um dos quatro atletas eleitos para comporem o importantíssimo Comitê de Atletas da ISSF. Cassio e Kimberly Rhode, outra eleita para o Comitê, são os primeiros atletas das Américas a participar do grupo, o que se constitui em outra notável e inédita conquista.

A eleição se deu através de votação direta feita pelos atletas ISSF, ou seja, do mundo inteiro, o que bem demonstra o alto grau de confiança e respeito que o atleta possui também a nível internacional, uma vez que apenas quatro (4) atletas foram eleitos através de votação, sendo que os demais (3) o foram por indicação da própria ISSF, segundo critérios por ela estabelecidos.

Cássio, detentor de larga folha de serviços prestados ao Tiro Esportivo, e mercê o seu profundo conhecimento da realidade do nosso esporte aqui no Brasil, certamente, defenderá, com entusiasmo e competência, os interesses do Brasil perante a Federação Internacional, porquanto o Comitê de Atletas é um órgão que exerce grande influência nas decisões da ISSF.

Segue abaixo na íntegra, a comunicação oficial da ISSF, e sua tradução livre para o português:

“Comunicado de Imprensa 58/2018 (ISSF)

Novo comitê de atletas da ISSF eleito em Changwon.
A seis vezes medalhista olímpica dos EUA, Kimberly Rhode, é a nova presidente do Comitê de Atletas da ISSF.

Changwon (KOR), 12 de setembro de 2018 – O Comitê Executivo da ISSF se reuniu hoje, 12 de setembro de 2018, por ocasião do 52º Campeonato Mundial da ISSF em todos os eventos em Changwon, República da Coréia.

O objetivo principal da reunião era fazer a contagem oficial de votos para a eleição dos membros do Comitê de Atletas da ISSF e nomear membros adicionais e o Presidente do Comitê de Atletas.

A eleição dos atletas foi realizada durante o Campeonato Mundial de 2 a 11 de setembro de 2018. A eleição foi supervisionada pelo Júri de Apelação do Campeonato Mundial. A contagem de votos foi realizada em 11 de setembro, após o encerramento da votação, e foi presidida pelo presidente do Comitê de Atletas, Abhinav Bindra, e por Danka Bartekova, membro da Comissão de Atletas do COI. A contagem oficial de votos foi apresentada em envelope lacrado ao Presidente da ISSF durante a reunião do Comitê Executivo. O Presidente apresentou os resultados das eleições aos membros do Comitê.

Os quatro atletas que receberam o maior número de votos foram eleitos automaticamente. Os atletas que foram eleitos são:

• Kimberly Rhode, EUA (espingarda)
• Daniele Di Spigno, ITA (espingarda)
• Christian Reitz, GER (pistola)
• Cassio Cesar Rippel, BRA (Rifle)

De acordo com os Regulamentos da ISSF para a eleição do Comitê de Atletas, o Comitê Executivo deve indicar três membros adicionais dos candidatos. O Comitê fez essas seleções com base na contagem de votos e na necessidade de alcançar semelhança de gênero entre as disciplinas. Os três membros adicionais do Comitê de Atletas da ISSF que foram nomeados são:

• Olena Kostevych, UKR (pistola)
• Elena Allen, GBR (espingarda)
• Petar Gorsa, CRO (Rifle)

Para eleger um Presidente, o Comitê Executivo selecionou o atleta que recebeu o maior número de votos de seus colegas atletas. Kimberly Rhode, EUA, foi eleita presidente do Comitê de Atletas da ISSF. Os mandatos do novo Presidente e dos outros membros do Comitê de Atletas começam imediatamente.

Sobre outros assuntos, o Comitê Executivo, após levar em consideração as regras de eleições do COI, revisou e atualizou os procedimentos e diretrizes da ISSF para as próximas eleições da ISSF em 30 de novembro de 2018. Essas diretrizes serão de acesso a todos os candidatos às eleições da ISSF e publicadas no Site oficial da ISSF.”

Mais em Tiro Esportivo