Siga o OTD

Tiro Esportivo

Felipe Wu fica a um ponto da final e termina em décimo na pistola de ar de 50m

Desta vez foi por pouco, mas o medalhista olímpico Felipe Wu terminou sua participação na etapa de Nova Déli da Copa do Mundo de tiro esportivo sem conseguir disputar uma final. Na madrugada desta quarta-feira, ele ficou a um ponto de conseguir a vaga na disputa por medalhas e terminou na 10a. colocação geral da pistola de ar de 50m, melhor classificação do Brasil na competição.

Felipe Wu somou 549 pontos, enquanto Johnathan Wong, da Malásia, que ficou com a oitava e última vaga para final, fez 550. Outro brasileiro na disputa, Júlio Almeida fez 535 e terminou em 29o. lugar entre 34 participantes.

A final foi uma festa dos donos da casa. A Índia ficou com as medalhas de ouro e prata. Jitu Rai somou 230,1 pontos e bateu o recorde mundial para garantir o primeiro lugar da pistola de ar de 50m na etapa de Nova Déli da Copa do Mundo de tiro esportivo. Na segunda colocação ficou Amanpreet Singh. Veja no vídeo abaixo como foi a final.

Na véspera, Felioe Wu disputou a prova em que foi medalhista olímpico no Rio de Janeiro. Apesar da pistola de ar 10m ser a especialidade do brasileiro, ele decepcionou e sequer conseguiu chegar à final ao terminar em 24o. lugar e ser superado, inclusive, pelo compatriota Júlio Almeida, que ficou em 11o., a um ponto da vaga entre os oito melhores que decidiram o título.

A prova contou com a participação de 35 competidores, dos quais apenas os oito primeiros se classificaram para a final. Felipe Wu somou 570 pontos, seis a menos do que o oitavo colocado Kojiro Homirizu, do Japão, último concorrente a se classificar. O medalhista da Rio 2016 pagou caro pelo mau começo na qualificação. Em suas duas primeiras tentativas fez apenas 93 pontos. Depois melhorou, fazendo duas vezes 97 e duas 95, resultados que foram insuficientes para lhe dar uma melhor colocação.

Por outro lado, Júlio Almeida começou muito bem. Logo de cara, marcou 99 pontos. Depois, manteve uma certa regularidade, marcando 97, 94, 95 e 97. Mas o 93 na última tentativa acabou deixando o brasileiro de fora da final. Ao todo, ele fez 575 pontos. Com apenas mais um, ele teria garantido a classificação porque empataria com Kojiro Homirizu, mas levaria vantagem por ter acertado mais vezes o centro do alvo.

A melhor pontuação da qualificação ficou com o campeão olímpico Xuan Vinh Hoang, do Vietnã, que fez 581 pontos, e foi para a final como o grande favorito ao título. O vietnamita, no entanto, foi derrotado e acabou com a medalha de prata. Com 236,6 pontos somados, ele foi superado pelo japonês Tomyuki Matsuda, que fez 240,1 e estabeleceu o novo recorde mundial para ficar com a medalha de ouro.Veja no vídeo abaixo como foi a final da pistola de ar 10m.

Outro brasileiro que competiu na terça-feira na etapa de Nova Déli da Copa do Mundo de tiro foi Cássio Rippel. Depois de ficar em 25o. na carabina três posições, ele disputou a prova de carabina deitado e teve um desempenho muito parecido. Com 614,5 pontos somados, terminou em 23o. lugar. A medalha de ouro ficou com Toshikazu Yamashita, que bateu o recorde mundial com 249,8 pontos na final, apenas 0,5 a frente do chinês Yukun Liu, que ficou com a prata. Veja no vídeo abaixo como foi a final da prova.

Além do 10o. lugar de Felipe Wu na pistola de ar de 50m e do 11o. de Júlio Almeida na pistola de ar de 10m, outro resultado de destaque do Brasil foi o de Roberto Schmits, que também ficou em 11o. na fossa olímpica. Outro brasileiro que disputou a etapa de Nova Déli da Copa do Mundo de tiro foi Emerson Duarte, que ficou em 16o. na pistola rápida de 25m.

 

Sem mais participação de atletas brasileiros, a etapa de Nova Déli da Copa do Mundo de tiro prossegue até sábado, dia 4 de março. Por enquanto, a China lidera o quadro de medalhas com 12 medalhas, seis de ouro e seis de prata. O Japão está em segundo com duas de ouro e uma de bronze. A terceira colocação é da Austrália com duas de ouro. Com os resultados desta quarta-feira, a Índia aparece na quarta posição com uma de ouro, duas de prata e duas de bronze. A Itália é a quinta colocada com uma de ouro e duas de prata. Em sexto lugar está a Tailândia com uma de ouro e uma de prata. E os Estados Unidos ocupam a sétima posição com uma medalha de ouro.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Tiro Esportivo