Siga o OTD

Tiro Esportivo

Brasil é 28º. na fossa olímpica no Mundial de tiro ao prato

O Mundial de tiro ao prato está sendo disputado em Moscou, na Rússia, e o Brasil só teve atletas competindo na modalidade fossa olímpica. Depois de três dias de competição, o país terminou na 28ª. colocação geral por equipes, enquanto Teófilo Ribeiro Neto foi o melhor classficado no individial ao terminar em 83º. lugar.

A competição de fossa olímpica começou na sexta-feira. No primeiro dia, Teófilo Ribeiro Neto e Roberto Schmits somaram os mesmos 45 pontos, mas, nos critérios de desempate, ficaram respectivamente em 78º. e em 83º. lugar. Já Antoine Motran terminou em 117º. lugar com 42 pontos (21 em cada tentativa). Na liderança estavam o húngaro Norbert Hegyi, o tcheco Jin Liptak e o japonês Shigetaka Oyama, os únicos que conseguiram 100% de acerto na estreia e terminaram com 25 pontos.

No segundo dia de competição, sábado, cada atleta teve apenas uma tentativa para realizar seus tiros. Roberto Schmits fez 23 pontos e chegou a 68 no total, subindo para a 66ª. posição. Já Teófilo Ribeiro Neto somou 22 pontos e têm 67 no total, caindo para a 82ª. posição. Já Antoine Motran fez 21 pontos pela terceira vez e chegou a 63, ocupando apenas o 119º. lugar.

Na briga pela ponta, o único que se manteve perfeito foi o tcheco Jin Liptak. Ele fez novamente 25 e lidera isolado a competição com 75 pontos. Tanto Norbert Hegyi quanto Shigetaka Oyama fizeram apenas 21 neste sábado e despencaram, respectivamente, para a 37ª. e 36ª. colocação. A vice-liderança estava dividida pelo alemão Andreas Loew e pelo indiano Kynan Chenai, que somam 74 pontos.

Neste domingo, cada atleta teve mais duas tentativas. Teófilo Ribeiro Neto fez 22 na primeira e 23 na segunda, totalizando 112 pontos para terminar em 83º. lugar. Roberto Schmits fez 22 nas duas e somou a mesma pontuação que o compatriota, mas terminou em 84º. Já Antoine Motran fez 20 pontos nas duas e acabou com 103 no total, encerrando o Mundial de fossa olímpica em 130º. lugar.

Os brasileiros ficaram bem longe dos oito classificados que foram: Alberto Fernandez (123), da Espanha, Daniele Resca (122), da Itália, Derek Haldeman (121), dos Estados Unidos, Edward Ling (121), da Grã-Bretanha, e Kynan Chenai (121), da Índia.

Na final, quem levou a melhor foi Daniele Resca, que fez 43 pontos para ficar com a medalha de ouro. Edward Ling conquistou a prata com 40 pontos e Jiri Liptak ficou com o bronze com 33. Dono do melhor desempenho na classificação, Alberto Fernandez terminou em quarto lugar.

Na competição por equipes, que soma os resultados dos três atletas de cada país, o Brasil ficou em 28º. com 327 pontos. A medalha de ouro foi conquistada pela Itália com 362. A República Tcheca foi prata com 359. E a Espanha foi bronze com 357.

 

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Tiro Esportivo