Siga o OTD

Tiro Esportivo

CBTE anuncia previsão de volta das competições em agosto

Os campeões do Campeonato Brasileiro serão definidos em evento único em todas as disciplinas

Tiro Esportivo CBTE Competições Agosto
Os eventos de todas as disciplinas estão previstos para regressarem em agosto (CBTE/Divulgação)

A CBTE (Confederação Brasileira de Tiro Esportivo), por meio de suas diretorias técnicas, definiu pela retomada das competições esportivas. Os diretores responsáveis por suas áreas determinaram modificações no Campeonato Brasileiro de 2020 e na forma como os eventos serão apresentados. A entidade prevê a volta das disputas em agosto e seguindo com rigidez o protocolo do COB (Comitê Olímpico do Brasil).

+ Duda Lisboa: “Inspiração é algo que mexe com você”

No tiro ao prato olímpico, o Campeonato de Excelência terá quatro competições, que serão realizadas entre agosto e novembro. A primeira disputa será a Copa Rio Grande do Sul, em Caxias do Sul, de 12 a 16 de agosto. Em seguida, Santana do Parnaíba recebe a Copa São Paulo, de 16 a 20 de setembro. Já em outubro, de 14 a 18, a Copa Paraná acontece em Guarapuava. Por fim, de 25 a 29 de novembro haverá a Copa Minas Gerais, em Belo Horizonte.    

Cada evento do Campeonato de Excelência de tiro esportivo terá premiação local e eles não serão válidos para o Campeonato Brasileiro, que será disputado no Rio de Janeiro, entre 9 e 13 de dezembro, em paralelo a já tradicional Copa Brasil de tiro ao prato. Portanto, a disputa dos campeões brasileiros em 2020 dependerá exclusivamente do resultado obtido nesta competição.

Campeonato Light (online)

O Campeonato Light de tiro esportivo também foi definido com quatro competições online e distribuído em diversos locais espalhados pelo Brasil. Essas Copas terão premiações para os três melhores resultados conquistados pelos atletas, nas diversas disciplinas, categorias e classes em âmbito nacional. O prêmio será enviado para o clube no qual o atleta participou depois do fim da apuração.

+ Fotos de Riner e mais dois atletas sofrem pichações racistas

A primeira competição será a Copa Afrânio Antônio de tiro ao prato, de 3 a 9 de agosto. Na sequência, está agendada a Copa Gen Ladário Pereira Telles de Tiro ao Prato, de 7 a 13 de setembro. Depois disso, será a vez da Copa Gen Oromar Osório de tiro ao prato, de 28 de setembro a 4 de outubro. Já em novembro acontecerá a Copa Antonio Martins Guimarães de Tiro ao Prato, de 2 a 11.

Trap Nacional

As datas do Trap Nacional permanecessem as mesmas que já foram publicadas anteriormente no calendário da CBTE. As etapas serão disputadas de agosto em diante e convertidas em Copas virtuais e os resultados não serão válidos para o Campeonato Brasileiro.

A retomada do Trap será na Copa Humberto Augusto Silva, de 27 a 30 de agosto. O segundo evento será a Copa Cel Ronaldo Marcelo Aldo Martins, de 24 de setembro a 10 de outubro. Após essas duas competições, o calendário prevê a terceira disputa na Copa Carlos Alberto Sartorelo Vieira, de 12 a 15 de novembro.

+ CBDA elabora conselho técnico para desenvolver nova geração

Nestas Copas, os atletas que chegarem nas três primeiras posições, em cada disciplina, categoria e classe, serão premiados com medalhas. Já o Campeonato Brasileiro de Trap também será definido em uma única etapa presencial a ser disputada entre os dias 17 e 22 de novembro.

Carabina, Pistola e Rifle

Os diretores responsáveis pelas disciplinas de Carabina, Pistola e Rifle também optaram por trocar as provas do Campeonato Brasileiro que haviam sido definidas para este ano, e seriam disputadas a partir de agosto, por Copas Online e sem validade para o Campeonato Brasileiro.

De 20 a 23 de agosto ocorrerá a Copa Edmar Vianna de Salles e, na sequência, a Copa Alfredo Lália Filho, de 17 a 20 de setembro. Já em outubro e novembro estão marcadas, respectivamente, as Copas Alberto Pereira Braga e Felipe de Almeida Wu. A primeira, de 22 a 25 de outubro e a segunda, de 12 a 15 de novembro.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

Os campeões, tal como nas outras disciplinas, serão conhecidos entre os que participarem do Campeonato Brasileiro, evento que está previsto para ser disputado entre os dias 26 e 29 de novembro. As diretorias técnicas ainda estão estudando a melhor forma para realização desta grande competição.

Mais em Tiro Esportivo