Siga o OTD

Tóquio 2020

Federação aprova novo sistema de seletivas para as Olimpíadas

O novo prazo para a classificação para Tóquio 2020 no tiro esportivo é 6 de junho de 2021. O Brasil ainda não tem atletas classificados

tiro esportivo - Olimpíada Tóquio 2020 - Coronavírus - classificação - vaga em Tóquio
Brasil não tem classificados para Tóquio no tiro esportivo (Abelardo Mendes Jr/ rededoesporte.gov.br)

A ISSF (Federação Internacional de Tiro Esportivo) publicou nesta quarta-feira (27) o novo sistema de classificação para Tóquio 2020, aprovado pelo COI (Comitê Olímpico Internacional). Ele foi necessário após o adiamento da Olimpíada de Tóquio para 2021 devido à pandemia de coronavírus.

O novo prazo para a classificação para Tóquio 2020 no tiro esportivo é 6 de junho de 2021. Assim, a ISSF propôs que o Campeonato Europeu de 10 m de 2021, em Lohja na Finlândia, e o Campeonato Europeu de 2021 em Osijek, na Croácia, sejam usados ​​para atribuir as vagas que deveriam ter sido conquistadas em eventos cancelados por causa da pandemia de coronavírus este ano.

+Federação muda regras, Figueira perde vaga, mas vai brigar

Essas vagas deveriam ter sido distribuídas no Campeonato Europeu de de 2020 em Châteauroux, na França, e no Pré-Olímpico de 2020, em Plzeň, na República Tcheca.

Agora, a competição na Finlândia dará seis vagas e está marcada para acontecer de 26 de fevereiro a 8 de março. Já a da Croácia está prevista para ser entre 23 de maio e 6 de junho e distribuirá 10 vagas em Tóquio. Todos os outros eventos que davam vagas no tiro esportivo na Olimpíada já foram realizados.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Além disso, mais 12 vagas (uma em cada evento individual) serão distribuídas de acordo com o Ranking Mundial. Este, por sua vez, será feito com base na lista de 31 de março de 2020 e os pontos ganhos nas Copa do Mundo ISSF em março e abril de 2021.

Incluindo eventos de equipe, um total de 360 ​​vagas estão disponíveis no tiro esportivo para a Olimpíada de Tóquio. O Brasil, no entanto, ainda não tem nenhuma vaga garantida.

Mais em Tóquio 2020