Siga o OTD

Tiro Esportivo

Pandemia não impede interação entre técnicos e atletas da seleção

Avaliações de desempenho por telefone e treinamento caseiro movimentam o tiro esportivo brasileiro

Copa Sudamericana de Tiro Esportivo - (Marco Antonio Teixeira/MPIX/CPB)

A quarentena e o isolamento social na pandemia estão prejudicando atletas das mais variadas modalidades no Brasil e no mundo. Mas é preciso diminuir essa distância. E a Confederação Brasileira de Tiro Esportivo (CBTE) está agindo para aproximar técnicos e atletas da seleção.

Os atletas que participaram do Treinamento à Distância de carabina e pistola estão tendo seus resultados avaliados pelos técnicos da CBTE, Luiz Bork, na Carabina, e Ricardo Miguel, na Pistola.

Os técnicos do tiro esportivo brasileiro, mesmo por contato pelo telefone ou whatsapp, estão ajudando os atletas a melhorarem o seu desempenho e a continuarem treinando em suas residências durante a pandemia.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

“Sabemos que não é o ideal, mas a ideia foi muito bem recebida pelos atletas da seleção, principalmente os mais jovens. Esta foi a forma que a CBTE encontrou, para mesmo à distância, colaborar com seus atletas e não deixar o nível deles cair. É importante se manter treinando para que possamos ter um retorno mais suave às atividades após este período crítico de pandemia. Espero que todos entrem em contato com seus técnicos para ver o que podem melhorar. Estudar com eles como pode ser a rotina de treinamento de acordo com a disponibilidade de cada um”, afirma James Lowry, Diretor de Carabina e Pistola.

Os atletas podem entrar em contato diretamente com os técnicos.

Como foi o treinamento

Os matriculados interessados realizaram suas provas de três formas. A primeira foi utilizando um Scatt (aparelho que permite a aferição dos pontos com disparos sem munição – “tiro à seco”).

A segunda forma foi nos tradicionais alvos de papel (somente alvos oficiais). A terceira foi com um alvo eletrônico. O arquivo com o resultado ou a foto individual dos alvos foram enviados para a CBTE.

Seleção brasileira de tiro esportivo dá um jeito de seguir ativo durante a pandemia
Sem competições e treinos supervisionados, atletas da seleção participaram do treinamento da CBTE (Reprodução/cbte.org.br)

Neste primeiro treino de tiro esportivo à distância, somente as provas de carabina de ar e pistola de ar (ambas olímpicas) foram realizadas, ambas com preparação de 15 minutos e uma prova de 60 disparos. O controle de horário de realização, tempo de preparação e de prova foi de responsabilidade de cada participante.

+ Copa do Mundo tem mais três eventos cancelados

Os resultados ainda serão divulgados no site da CBTE e não serão válidos para o Campeonato Brasileiro de tiro esportivo 2020 ou para formação de ranking. Foi um jeito de aproximar técnicos e atletas da seleção enquanto a pandemia do novo coronavírus não é superada.

Embora não tenha havido um controle externo do ambiente de prova, foi feito um pedido para que os atletas respeitarem rigorosamente a distância de 10 metro e que o alvo de prova estivesse situado o mais próximo possível da altura oficial de 1,40 metros.

Mais em Tiro Esportivo