Siga o OTD

Tiro Esportivo

Franklin de Oliveira fatura medalha de bronze na Holanda

Brasil ainda teve três quartos lugares, com Júlio Almeida, Miguel Conrado dos Santos e Geovana Meyer no primeiro dia do Torneio Intershoot Netherlands de tiro.

Franklin Oliveira fatura medalha de bronze na Holanda
crédito: reprodução Instagram

Os brasileiros começaram bem o torneio InterShoot The Neetherlands, que está sendo realizado em Hauge, na Holanda. Nesta quinta-feira (6), no primeiro dia de competições, o Brasil conquistou uma medalha de bronze na pistola de ar júnior com Franklin de Oliveira. O país ainda teve três quartos lugares, um com Júlio Almeida, que ficou a um décimo da medalha na pistola de ar adulta, um com Miguel Conrado dos Santos na pistola de ar juvenil e um na Geovana Meyer. Confira um resumo do que aconteceu no dia.

ATLETAS DA PISTOLA DE AR ADULTA VIVEM ” DIA DO QUASE

Felipe Wu e Júlio Almeida começaram o dia atirando na pistola de ar masculina. Os dois foram bem, mas acabaram ficando no “quase”. Na fase de classificação, Júlio Almeida fechou suas seis baterias de tiro com 579 pontos, terceira melhor marca dentre todos os 50 competidores. Com 10 pontos a menos, Felipe Wu empatou com outros cinco atiradores na oitava colocação. Acabou, entretanto, em décimo primeiro devido ao critério de desempate – maior números de tiros no centro do alvo, que dão ao atirador 10 pontos – e não foi à final.

Na final, Júlio Almeida foi avançando até ficar entre os quatro melhores. No décimo tiro eliminatório, precisava fazer 10.5 para eliminar o britânico Kristian Callaghan e conquistar, no mínimo, uma medalha de bronze. Júlio fez 10.4 e acabou empatado com o atleta do Reino Unido. Nos critérios de desempate, acabou em quarto.

Foi a segunda vez que Júlio Almeida bateu na trave em 2020. Na H&N Cup, realizada em Munique, Alemanha, três semanas atrás, o brasileiro também foi à final e terminou em quarto.

PISTOLA JÚNIOR TEM DOIS FINALISTAS E UMA MEDALHA

Se os mais experientes ficaram no quase, os jovens deram show. Franklin de Oliveira e Miguel Conrado anotaram 544 e 540 pontos respectivamente, conseguindo avançar à final no terceiro e quarto lugar, respectivamente.

Na final, foram bem, deixando quatro atiradores pelo caminho. Chegaram ao vigésimo tiro eliminatório próximos na pontuação. Miguel era o quarto com 181.3 e Franklin o terceiro com 182.1, só 4 décimos a menos que o bielorrusso Mikita Kavalionak. Se Miguel desse um tiro 1.2 melhor que Nikita e Franklin completasse com um 0.5 acima do bielorrusso, o Brasil já garantiria duas medalhas. Franklin de Oliveira conseguiu o objetivo, mas Miguel não. Com um tiro de 10.0 contra um de 9.3 do bielorrusso, terminou em quarto lugar, a 0.5 pontos do pódio.

+ INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE

Franklin foi para o vigésimo segundo tiro com 201.5 pontos, 0.4 a menos que o bielorrusso e 5.8 atrás do inglês Joe Baker, que àquela altura, só perderia o ouro caso ocorresse um desastre. A briga, portanto, era para tentar eliminar o bielorrusso. Franklin fez 9.7 e chegou a 211.2 pontos, torcendo para que seu rival desse um tiro de menos de 9.2 Mikita Kavalionak fez 9,7 na sequência e deixou o brasileiro com a medalha de bronze.

NA CARABINA FEMININA JUVENIL, GEOVANA MEYER VAI À FINAL

Na carabina feminina juvenil, Geovana Meyer e Brenda Pereira representaram o Brasil. As duas foram bem, com Geovana conseguindo vaga entre as oito finalistas. A brasileira ficou entre as 3 primeiras durante boa parte das seis baterias, caindo um pouco no final. Terminou com 620.1, na quinta colocação. Brenda foi a décima terceira, com 614.8 pontos.

Na final, Geovana foi avançando. No desempate, garantiu lugar entre as 5 melhores no décimo oitavo tiro, após eliminar a norueguesa Maria Englen Skogly nos critérios de desempate. Nos dois tiros seguintes, porém, acabou caindo na sequência, com 0.9 atrás da terceira colocada.

Todos os seis atletas que competiram hoje no torneio Intershoots The Neetherlands voltarão a atuar nesta sexta-feira (7), a partir das 6hs da manhã do horário de Brasília.

Mais em Tiro Esportivo