Siga o OTD

Tiro Esportivo

Disciplinas excluídas de Tóquio 2020 são debatidas na ISSF

issf
Foto: Wagner Meier/CBTE

A International Shooting Sport Federation (ISSF) realizou uma Assembleia Geral Extraordinária em Munique, na Alemanha, para discutir e buscar soluções plausíveis para manter os 3 eventos que estariam sendo cortados do programa Olímpico de Tóquio 2020: Carabina Deitado 50m, Pistola Livre 50m e Double Trap. O novo formato dos 15 eventos de tiro esportivo nas próximas Olimpíadas foi definido pela entidade através de um Comitê Ad-Hoc.

Na AGE, realizada em 25 de junho, foi dada a explicação para as mudanças. Cada federação deveria estabelecer a igualdade de gênero em suas modalidades. Até os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, a divisão das disciplinas do tiro esportivo era a seguinte:

Carabina: 5 eventos (3 masculinos e 2 femininos)

Pistola: 5 eventos (3 masculinos e 2 femininos)

Prato: 5 eventos (3 masculinos e 2 femininos)

Após a constatação do desequilíbrio, a ISSF formou um Comitê Ad-Hoc formado somente por homens, já integrantes da ISSF, tendo como dirigentes o Secretário-Geral da ISSF, Sr. Franz Schreiber e o Vice-Presidente da ISSF, Gary Anderson. Este comitê foi estabelecido em 2014, fez uma análise de dois anos e divulgou a sua decisão no dia 24 de novembro de 2016:

Substituir a Prova de Carabina Deitado 50m por Prova Mista de Carabina de ar 10m;

Substituir a Prova de Pistola Livre 50m por Prova Mista de Pistola de ar 10m;

Substituir a Prova de Double Trap por Prova Mista de Trap

Resultado

Por fim, a Assembleia Geral Extraordinária aprovou a proposta para os Jogos Olímpicos de 2020.. As disciplinas excluídas continuarão a faer parte dos calendários internacionais e haverá um novo fórum para definir o calendário de eventos até os Jogos de 2024.

Jornalista baiana, soteropolitana, faconiana. Mestrado em jornalismo esportivo pela St. Mary's University, do Reino Unido. Bolsista Chevening 2015/2016.

Mais em Tiro Esportivo