Siga o OTD

Parapan 2019

Brasil conquista um ouro e duas pratas no Tiro Esportivo

Geraldo Rosenthal, Carlos Garletti e Adriano Sergio levam o país ao podio no penúltimo de competições da modalidade em Lima 2019

Rodolfo Vilela/ rededoesporte.gov.br

No terceiro dia de competições do Tiro Esportivo nos Jogos Parapan-americanos de Lima, o Brasil subiu ao pódio três  vezes nas provas da categoria SH1. Nesta segunda-feira (26), o destaque foi Geraldo Rosenthal que conquistou seu segundo ouro em Lima ao vencer a disputa da pistola de ar 10m masculina na classe SH1.

Na final da pistola de ar 10m, o Brasil foi representado por Geraldo Rosenthal, Ricardo da Costa e Sergio Adriano. Nela a disputa foi polarizada entre brasileiros e americanos.

Com cada país tendo três representantes na decisão as primeiras colocações foram dominadas. Ao fim da fase de tiros livres os quatro primeiros lugares eram ocupados por brasileiros ou americanos, com a liderança sendo dd Tagliapietr com 115.6 pontos.

Na hora do mata mata Geraldo Rosenthal cresceu. Com disparos dentro da casa dos 10 pontos, o brasileiro assumiu a ponta com 154.8 pontos. Na briga pelo pódio, Ricardo da Costa tinha um total de 147.5, na terceira posição, e Adriano Sergio era o quarto com 146.6.

Na reta final, Ricardo da Costa caiu. Com um disparo na casa dos sete pontos, o brasileiro foi de terceiro para quinto, posição que encerrou sua participação nos Jogos Parapan-americanos. Na decisão dos três primeiros colocadosda prova, Geraldo Rosenthal disparou na liderança com um 10.5 e Adriano Sergio manteve a terceira colocação, deixando o Brasil com duas medalhas na pistola de ar 10m masculina na classe SH1.

Com a medalha garantida faltava descobrir a cor. Conseguindo dois bons tiros, Adriano Sergio tirou a diferença e assumiu a segunda colocação por 0.1 se garantindona decisão do ouro com Geraldo. Nos dois últimos disparos da pistola de ar 10m da classe SH1 Rosenthal precisou só cumprir tabela pois sua vantagem para o compatriota maior do que Sergio poderia fazer.

Com isso foi só questão protocolar para que a dobradinha fosse confirmada com Geraldo Rosenthalem primeiro, com 232.0 pontos, Adriano Sergio em segundo, com 219.3 e o americano Tagliapietr ficou com o bronse com 201.5.

Prata no Rifle deitado 50m

Depois de terminar a classificatória do rifle 50m na terceira colocação, com 606.5 pontos, Carlos Garletti teve uma final diferente. Na primeira serie de disparos, o Brasileiro começou abaixo do que já vinha apresentado e foi melhorando aos poucos, terminando na quinta colocação, com 48.8 pontos.

Na segunda série Carlos Garletti cresceu. Com tiros que ficaram dentro da casa dos 10 pontos, o brasileiro deu um salto na classificação saindo do quinto para o terceiro lugar, com 99.7 pontos. Mantendo o ritmo, Galetti chegou para a fase de eliminação na segunda colocação, com 151.4.

O terceiro disparo de Carlos Garletti foi primoroso. Com um 10.6, o brasileiro assumiu a ponta e abriu vantagem de 0.7 para o segundo colocado. Na sequência da competição, o americano Nguyen melhorou e virou o primeiro colocado com dois tiros na casados 10, colocando 0.8 de diferença para Garletti.

Na hora da decisão das medalhas, Carlos caiu um pouco de rendimento, com três disparos na casa dos 9 pontos, mas manteve a segunda colocação. Com a medalha de prata garantida, o atirador brasileiro tentou tirar a desvantagem para o americano Nguyen, que era de 3.2, mas não foi possível. Com isso, Garletti terminou os Jogos Parapan-americanos de Lima com 240.4 contra 244.2 do atleta dos Estados Unidos, ficando em segundo lugar.

Mais em Parapan 2019