Siga o OTD

Jogos Olímpicos da Juventude

Brasileira chega às oitavas de final na disputa por equipes

A carioca Ana Luiza Caetano garantiu vaga nas oitavas de final da competição por equipes mistas do tiro com arco nos Jogos Olímpicos da Juventude de Buenos Aires. A adolescente de 15 anos e o belga Senna Roos venceram na primeira rodada, na Arena de Tecnópolis, a parceria composta por Jil Walter, de Samoa, e Hao Feng, da China. No placar, 6 x 2, com 139 a 135 na pontuação total. Neste domingo (14.10), a partir das 10h30, Ana e Roos encaram a parceria entre a francesa Kyla Touraine-Helias e o espanhol Jose Manuel Solera.

A modalidade reúne os 32 melhores do mundo da categoria Sub-18, tanto no masculino quanto no feminino. As disputas são no arco recurvo e envolvem uma chave individual e uma por equipes. Embora muito jovem, Ana Luiza tem um currículo respeitável. Foi ouro por equipe nos Jogos Sul-Americanos de Cochabamba, em 2018, e conquistou o ouro no torneio de ranking mundial da Guatemala, que valeu a vaga na olimpíada argentina.

Pelo regulamento da disputa por equipes, os atletas disparam quatro vezes em cada set, duas para cada atleta do time. As pontuações de cada disparo são somadas. O time com mais pontos em cada parcial acumula dois pontos. Se houver empate, um ponto para cada. A derrota vale zero. Vence a disputa quem somar primeiro, ao longo dos sets, pelo menos cinco pontos.

“A Ana Luiza é uma menina bastante determinada. Suas pretensões são chegar ao pódio e um dia participar de uma edição adulta dos Jogos Olímpicos”, afirmou Dirma Miranda dos Santos, técnica da seleção de base do Brasil.

O país trouxe dois atletas para a competição. Além de Ana, o também carioca Mateus Almeida está na disputa. Carioca de São João do Meriti, o atleta de 17 anos teve menos sorte na estreia. Ao lado da dominicana Stefany Jerez, eles foram superados pela parceria entre a turca Selin Satir e o indiano Akash Akash por 5 a 3, com 138 a 131 nos pontos.

Em 2017, Mateus foi campeão brasileiro adulto por equipes e conquistou o nono lugar individual no Mundial de Cadetes disputado em Rosário, na Argentina. “Ele é um menino guerreiro, batalhador e focado, que tem como meta integrar a seleção de adultos”, disse Dirma Miranda.

Emparceiramentos

Na chave individual da competição, houve uma rodada classificatória na sexta-feira, 12.10. Nela, cada atleta teve a chance de atirar duas séries de 36 flechas a uma distância de 60 metros do alvo. Cada tiro vale de um a dez pontos, de acordo com o local do alvo acertado. Assim, a pontuação máxima hipotética, se todos os tiros acertarem “a mosca”, seria de 720 pontos.

Mateus somou 662 pontos e ficou em 18º entre os 32 inscritos. Essa fase serve para definir os confrontos do mata-mata que será disputado a partir de segunda-feira, 15.10. Pelo regulamento, o primeiro pega o último, ou 32º. O segundo, o 31º, e assim por diante. Com isso, Mateus terá pela frente o americano Trenton Cowles, 15º na primeira fase, que somou 665 pontos. O duelo será a partir das 15h24.

No feminino, Ana Luiza ficou em 25º na fase de classificação, com 625 pontos. Assim, sua adversária será a russa Viktoria Kharitonova, que acumulou 658 pontos e terminou em oitavo. A disputa eliminatória será também na segunda-feira, 15.10, a partir das 16h06.

Fonte: Rede Nacional do Esporte

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Jogos Olímpicos da Juventude