Siga o OTD

Jogos Sul-Americanos

Irmãos da etnia karapãna se destacam e conquistam medalhas

Washington Alves/Exemplus/COB

Graziela Paulino dos Santos é ouro por equipes. Irmão Gustavo conquista a prata. Confira essa história!

O Brasil conquistou ouro com a equipe feminina, e prata com a masculina no torneio de tiro com arco recurvo dos Jogos Sul-americanos Cochabamba 2018, neste domingo (03).  O destaque da participação brasileira veio com os irmãos Graziela e Gustavo Paulino dos Santos. Naturais de Novo Airão, do Amazonas, os dois são irmãos da etnia indígena Karapãna e lideraram as equipes do Brasil rumo ao pódio.

+ CONFIRA O QUADRO DE MEDALHAS

No feminino, o Brasil venceu a Colômbia na decisão por 5 a 3 e ficou com o ouro. O bronze ficou com a Venezuela, que derrotou o Chile por 6 a 0 na disputa da medalha. No masculino, a equipe brasileira acabou derrotada pelos colombianos na final por 6 a 2 e ficou com a prata.  A   Argentina conquistou o bronze ao vencer o Chile por 6 a 0.

Além de Graziela, a equipe feminina brasileira é formada por Ana Clara Machado e Ana Luiza Caetano. No masculino, a seleção é composta por Gustavo, Edson Kim e Luigi da Cruz.

+ ASSISTA AO VIVO A COMPETIÇÃO

No sábado, o Brasil conseguiu a vaga de forma direta para as semifinais do torneio feminino por ter ficado em segundo lugar geral. Graziela Paulino, a Yaci, foi a melhor entre todas as competidoras na fase inicial. “Fiquei em primeiro lugar nas classificatórias ontem e hoje conquistamos o ouro por equipes.  Estou muito feliz por levar essa medalha para o Brasil. Essa conquista vai levantar a minha carreira e dar confiança para as próximas competições internacionais”, disse Graziela, de 22 anos, que quase garantiu a vaga para os Jogos Olímpicos Rio 2016 quando tinha apenas 20 anos.

Graziela afirma que no início da carreira não gostava muito da exposição de suas origens indígenas, mas hoje em dia não vê mais problema. “Eu já me acostumei. Hoje eu tô de boa e muito feliz de representar o Brasil e a minha etnia. A minha família com certeza vai ficar muito orgulhosa com essa medalha”, disse Yaci, com linguagem típica dos jovens de sua idade.

No masculino, o Brasil foi o terceiro na fase classificatória e passou pelas quartas de final vencendo a Bolívia por 6 a 0, para ir à semifinal. Apesar do confronto equilibrado contra o Chile, vitória por 5 a 3 e vaga para a final contra a Colômbia.

+ VEJA A PROGRAMAÇÃO DE COCHABAMBA

Irmão de Graziela, Gustavo. “A prata no torneio por equipes representa muito para mim e meus colegas de seleção. É muito satisfatório conquistar uma medalha logo em nossa primeira participação em nosso primeiros Jogos. Não é qualquer um que pode representar o Time Brasil representando o nosso país e isso me dá muito orgulho”, disse Gustavo.

Nesta segunda-feira, dia 4, serão realizadas as disputas individuais. “Amanhã tem mais, vamos fazer de tudo para conquistar mais medalhas para o meu país”, disse Gustavo, da etnia Karapãna, atleta do Brasil.

AGENDA DO DIA

jun 18 05:00 ITF de Klosters Thaisa Pedretti (BRA) Yuki Naito (JAP) jun 18 08:00 ITF de Montpellier Carolina Meligeni (BRA)/Martina Colmegna (ITA) Andrea Gamiz (VEN)/Catalina Pella (ARG) jun 18 08:30 ITF de Klosters Nina Stadler (SUI)/Simona Waltert (SUI) Leonie Kung (SUI)/Thaisa Pedretti (BRA) jun 18 08:30 ITF de Madrid Laura Pigossi (BRA) Jessica Ho (EUA) jun 18 09:00 Campeonato Pan-Americano de handebol masculino - Grupo A Argentina Cuba jun 18 09:30 Challenger de L'Aquila Pedro Martinez (ESP) Rogério Dutra Silva (BRA) jun 18 09:30 ITF de Montpellier Nathaly Kurata (BRA)/Eduarda Piai (BRA) Maissane Haymoz (FRA)/Julie Gervais (FRA) jun 18 10:00 Pan-Americano de Esgrima Competição por equipes – Sabre feminino e espada masculina Brasil jun 18 10:30 ATP 500 de Londres Bruno Soares (BRA)/Jamie Murray (GBR) Adrian Mannarino (FRA)/Fabrice Martin (BRA) jun 18 11:00 Campeonato Pan-Americano de handebol masculino - Grupo A Chile Peru jun 18 11:00 Campeonato Pan-Americano de handebol masculino - Grupo B Canadá Colômbia jun 18 11:00 Challenger de L'Aquila Riccardo Balzerani (ITA)/Giovanni Fonio (ITA) Guilherme Clezar (BRA)/Alejandro Gonzalez (COL) jun 18 11:00 ITF de Montpellier Timea Bacsinsky (SUI)/Alexandra Panova (RUS) Barbara Gatica (CHL)/Rebeca Pereira (BRA) jun 18 13:00 Campeonato Pan-Americano de handebol masculino - Grupo A Porto Rico Guatemala jun 18 15:00 Campeonato Pan-Americano de handebol masculino - Grupo B Brasil Paraguai jun 18 19:00 Campeonato Pan-Americano de handebol masculino - Grupo B Uruguai Groenlândia jun 18 20:00 Liga Ouro Corinthians São José Basketball

Receba novidades do OTD

* = campo obrigatório

powered by MailChimp!

Mais em Jogos Sul-Americanos