Siga o OTD

Tiro com Arco

Marcus D´Almeida é surpreendido e perde final do Brasileiro

Grande favorito ao título, Marcus D’Almeida perdeu a final do Campeonato Brasileiro de tiro com arco para Marcus Vinícius de Oliveira Porto. No feminino,  Ane Marcelle Gomes dos Santos foi campeã

Principal arqueiro do país e dono dos melhores resultados internacionais do tiro com arco nacional, Marcus D’Almeida foi surpreendido neste domingo na final do Campeonato Brasileiro de tiro com arco e ao ser derrotado por Marcus Vinícius de Oliveira Porto por 6 a 2. Porto ficou com a medalha de ouro, D’Almeida com a prata e Lugui Barroso da Cruz conquistou o bronze ao fazer 6 a 0 em cima de Gustavo Paulino dos Santos na disputa pelo terceiro lugar. No feminino, Ane Marcelle Gomes dos Santos confirmou o favoritismo e conquistou o título ao derrotar Ana Clara Machado na final por 6 a 2. Graziela Paulino dos Santos ficou com o bronze ao vencer Marina Canetta Gobbi pelo mesmo placar.

A fase de classificação foi toda disputada no Centro de Treinamento da Confederação Brasileira de tiro com arco em Maricá, interior do Rio de Janeiro. Mas as finais aconteceram na Praça Orlando de Barros Pimentel, evento que foi aberto ao público com a intenção de popularizar o esporte.

Grande favorito ao título do Campeonato Brasileiro de tiro com arco, Marcus D´Almeida foi o maior pontuador na fase classificatória ao somar 664 pontos depois de 72 flechadas, 28 delas na mosca. Já Marcus Vinícius de Oliveira Porto não passou do sétimo lugar com 628.

A partir do mata-mata, Marcus D´Almeida foi confirmando o favoritismo a cada fase, eliminando Cyro Marques Delgado (6 a 2), Edson Jin Su Kim (7 a 3),  Bernardo de Sousa Oliveira (7 a 1) e Gustavo Paulino dos Santos (6 a 0) para chegar à final. O caminho de Marcus Vinícius de Oliveira Porto, ele passou por Vinicius Pereira dos Santos (6 a 2), Fábio Carvalho Emilio (6 a 0), Mateus de Carvalho Almeida (6 a 4) e Lugui Barroso da Cruz (6 a 4). Os dois últimos confrontos foram extremamente disputados e definidos em detalhes, resultados que deram força para o arqueiro chegar na decisão e surpreender o favorito.

No feminino, Ane Marcelle Gomes dos Santos, nona colocada na Rio 2016, melhor resultado da história do Brasil no tiro com arco em uma Olimpíada, entrou na disputa como a grande favorita e saiu com a medalha de ouro. Depois de somar 619 pontos e ficar em primeiro lugar na classificatória, ela foi eliminando uma a uma as adversárias no mata-mata até chegar ao título. Nas oitavas, fez 6 a 0 em Aline Martins Latgé Kwamme. Nas quartas, passou por Inaiá Rossi por 6 a 2. Na semifinal, se garantiu na disputa pelo ouro ao bater Graziela Paulino dos Santos na “flecha da morte” depois de empatarem em 5 a a 5. Na decisão, contra  Ana Clara Machado, o título veio com uma vitória por 6 a 2. O Campeonato Brasileiro de tiro com arco termina neste domingo com as disputas por equipes.

Receba novidades do OTD

* = campo obrigatório

powered by MailChimp!

Mais em Tiro com Arco