Siga o OTD

Tiro com Arco

World Archery define calendário provisório para 2021

Entidade divulgou as datas de disputa das etapas da Copa do Mundo, torneio pré-olímpico e Mundial de 2021

Bernardo Oliveira World Archery tiro com arco
Entidade anunciou as competições de âmbito mundial de 2021 (Facebook/bbroliveira)

Sem poder realizar a edição de 2020 da Copa do Mundo de tiro com arco por conta da Covid-19, a World Archery (Federação Internacional de Tiro com Arco) anunciou oficialmente um calendário provisório para 2021. Como se trata de um ano olímpico, a edição do próximo ano tem três etapas confirmadas e uma aguardando confirmação. 

Entre os meses de abril e junto, Guatemala, China e França irão receber as três etapas da Copa do Mundo de tiro com arco. Uma quarta etapa, prevista para acontecer entre setembro e outubro, ainda não tem país sede definido. 

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

O torneio final de qualificação para Tóquio estava inicialmente programado para acontecer em Berlim, em junho de 2020. No entanto, após o atraso de um ano dos Jogos, ele foi substituído por Paris. Será realizado como um evento independente, imediatamente antes da Copa do Mundo, de 18 a 21 de junho.

No momento, é esperado que todos os eventos da World Archery sejam realizados normalmente durante o ano de 2021. Contudo, de acordo com os avanços das medidas de saúde, todo o calendário será reavaliado pela entidade. 

World Archery
World Archery divulgou as datas das competições de 2021 (World Archery/Divulgação)

Campeonatos Mundiais

Os Campeonatos Mundiais de 2021 possuem data e local confirmados. O torneio adulto será realizado em Yankton, nos Estados Unidos, entre os dias 19 e 26 de setembro. Já a disputa dos atletas da categoria júnior será em Perth, na Austrália, entre 11 e 17 de outubro. 

O Mundial de tiro esportivo paralímpico, que será disputado em Dubai, ainda não tem data definida para a realização. 

Padronização Mundial 

Os torneios realizados em 2021 serão os primeiros com uma novo formato de calendário da World Archery. No próximo ano, todos os torneios de âmbito mundial acontecerão na segunda metade de cada vez. As duas primeiras semanas serão reservadas para eventos continentais. 

A intenção é desenvolver e padronizar essa abordagem, liberando calendários bloqueados com até quatro anos de antecedência. Isso deve permitir um melhor planejamento nos níveis continental e nacional, maior consistência do calendário para a competição internacional e clareza para os participantes do evento.

Mais em Tiro com Arco