Siga o OTD

Tiro com Arco

Bernardo Oliveira sofre com falta de ritmo e ‘tiro truncado’

O arqueiro brasileiro participou neste domingo de um desafio remoto de arco recurvo e terminou a fase qualificatória com 577 pontos

Bernardo Oliveira Atleta Tiro Com Arco Evento
Bernardo Oliveira não gostou de seu desempenho na competição (Reprodução/YouTube)

O arqueiro Bernardo Oliveira foi o representante do Brasil do arco recurvo no Lockdown Knockout, evento amistoso por vídeo organizado pela World Archery (Federação Internacional de Tiro com Arco) durante a pandemia de coronavírus. Atleta olímpico na Rio-2016, o brasileiro fechou a fase de qualificação com 577 pontos e não aprovou seu desempenho.

+ Aos 17 anos, Ana Luiza mira em vaga olímpica para Tóquio

“A avaliação é que foi bem fraco. Foram cinco flechas fora do amarelo e no indoor nem 10 é bom o suficiente. O que importa é 10 e 9 já não é legal. Sair do amarelo foi um vacilo. Tive problema com ritmo e estava com tiro truncado, mas vou trabalhar isso. A marca de 577 em si não chega a ser um desastre, mas o 7 que fiz na penúltima flecha é quase um desastre”, afirmou Bernardo Oliveira.

Ansiedade antes da prova

Bernardo Oliveira, atleta medalha de bronze por equipes nos Jogos Pan-Americanos de Toronto-2015, transmitiu ao vivo sua participação em sua página no YouTube e, assim que terminou a prova, respondeu perguntas e passou um pouco de suas sensações e impressões de antes e durante a disputa.

+ Tiro com Arco atualiza método de qualificação para Tóquio

“Estou feliz por estar participando da minha primeira competição internacional indoor de alto nível. Deu frio na barriga. Para ser sincero fiquei pensando muito na prova e estava ansioso. Optei por fazer a transmissão do qualificatório ao vivo para ter essa experiência e quebrar o gelo para estar mais preparado quando for o combate. Deu nervoso e vou seguir trabalhando essa parte psicológica”, acrescentou Bernardo Oliveira.

Situação da competição

Bernardo Oliveira Atleta Tiro Com Arco Evento
Alvos utilizados por Bernardo Oliveira durante a competição (Reprodução/YouTube)

A fase de qualificação começou no dia 5 e termina no dia 8 de junho. A próxima etapa, com disputas eliminatórias, será transmitida ao vivo de 13 a 21 do mesmo mês pelo Youtube da World Archery. Este é o segundo evento remoto de tiro com arco, pois, em maio, a colombiana Sara Lopez foi a vencedora na disputa do arco composto e o Brasil não teve representante.

+ Federação Internacional lança fundo de apoio aos atletas

Bernardo Oliveira, quarto lugar nos Jogos Pan-Americanos de Lima-2019, revelou que estava treinando somente com alvos a 60 m de distância e mudou seus treinos quando recebeu o convite para participar do Lockdown Knockout, competição em que os atletas tiveram 60 flechas a 18 m. A fase eliminatória tem homens de um lado e mulheres do outro da chave. O vencedor do evento receberá cerca de US$ 1 mil.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

O atleta brasileiro está competindo contra outros três homens e mais quatro mulheres. Brady Ellison, dos Estados Unidos, cinco vezes campeão da Copa do Mundo e atual campeão mundial, Crispin Duenas,do Canadá, campeão dos Jogos Pan-Americanos de Lima-2019, e que já marcou 595 pontos, e Steve Wijler, da Holanda, atual campeão europeu, que anotou 589.

Pelas mulheres, Aida Roman, do México, prata em Londres-2012, já competiu e registrou 579 pontos, Casey Kaufhold, dos Estados Unidos, que saiu de Lima-2019 com dois ouros e um bronze, Yasemin Anagoz, da Turquia, atual campeã europeia, e Gaby Bayardo, da Holanda, mexicana de nascimento, e que foi bronze nos Jogos Europeus de 2019.

Bernardo Oliveira Atleta Tiro Com Arco Evento
Bernardo Oliveira está de quarentena com a esposa e treina na chácara do pai (Reprodução/YouTube)

Mais em Tiro com Arco