Siga o OTD

Tiro com Arco

Colombiana vence primeiro torneio remoto do arco composto

Sara Lopez vence Lockdown Knockout, torneio remoto de tiro com arco
Colombiana Sara Lopez, do tiro com arco - (Reprodução/worldarchery.org)

Como uma boa distração e treino para os arqueiros durante a pandemia, foi realizado o Lockdown Knockout, primeiro torneio amistoso remoto de tiro com arco composto. E a colombiana Sara Lopez, número 2 do ranking mundial, ganhou a final do norueguês Anders Faugstad, atual campeão mundial juvenil.

A final foi realizada no domingo (17), com a colombiana vencendo por 146-144. O Lockdown Knockout contou com a participação de oito atletas do tiro com arco composto.

“Estou muito feliz porque sabia que seria difícil”, disse Sara. “Estou muito feliz também por fazer parte disso durante a pandemia. Fazer parte da história, poder competir com todos esses arqueiros incríveis e representar todas as mulheres.”

A vitória garantiu a Lopez uma bolsa de US$ 1 mil, que serão doados para instituições de caridade que combatem a pandemia da covid-19 na Colômbia.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Formato

Para participar do torneio amistoso organizado pela World Archery, os arqueiros deviam se enquadrar em algumas especificações, como possuir um alvo triplo de 40 cm, triangular ou vertical, fixado a 18 metros de distância. Somente atletas que podiam atirar com segurança e em ambientes socialmente distantes durante a pandemia participaram.

Cada partida da competição de tiro com arco consistiu em 15 flechas, sendo três para cada set, com empates resolvidos em tiro único. O período de qualificação foi realizado de 1º a 4 de maio. Entre os dias 9 e 12 ocorrem as quartas de final, e nos dias 14 e 15, as semifinais.

Sara Lopez vence Lockdown Knockout, torneio remoto de tiro com arco durante a pandemia
Lockdown Knockout, torneio amistoso remoto de tiro com arco (Reprodução/Worldarchery.org)

A final

Após os primeiros 28 pontos de ambos os arqueiros, a conexão de vídeo remoto que Sara Lopez estava enviando falhou. O clima ensolarado e quente em sua casa em Pereira, uma cidade na base dos Andes, fez com que seus dispositivos superaquecessem.

Mas o irmão e o pai da colombiana estavam à disposição. Guarda-chuvas foram postos para proteger as câmeras do calor e, com tudo reconectado, a partida foi retomada.

Apesar da distração, a atual campeão da Copa do Mundo de tiro com arco estava impossível. Ela foi perfeita em dois sets seguidos e somou 60 pontos. Por sua vez, o norueguês Anders Faugstad não estava confortável, perdeu rendimento e ficou para trás: 88-86.

“Eu realmente não entrei no ritmo, mas isso é o tiro com arco, às vezes você ganha e às vezes não”, disse Anders. “Sara atirou de maneira incrível”.

No fim das contas, a colombiana manteve o ritmo, o norueguês não conseguiu se recuperar e o placar final foi de 146-144 para Sara Lopez.

“Obrigado por organizar o Lockdown Knockout, me diverti muito e consegui meu objetivo. Obrigado a todos pela participação. Foi uma partida incrível”, disse Lopez, que brincou:” Espero realmente poder participar de uma outra competição como essa, mas não sei se serei convidado por causa do meu Wi-Fi “.

Mais em Tiro com Arco