Siga o OTD

Tóquio 2020

Tiro com Arco atualiza método de qualificação para Tóquio

A Federação Mundial de Tiro com Arco (World Archery) divulgou os novos procedimentos de classificação para as duas competições

Tiro com Arco Olímpicos Paralímpicos Tóquio 2021
Tiro com Arco atualiza procedimentos de qualificação para os Jogos de Tóquio (Wold Archery/Divulgação)

O tiro com arco, assim como outras modalidades, teve que alterar seu procedimento de qualificação para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, que foram transferidos para 2021 por causa da pandemia de coronavírus. A Federação Mundial da modalidade (World Archery) atualizou os métodos e contou com as aprovações do Comitê Olímpico Internacional (COI) e do Comitê Paralímpico Internacional (IPC).

+ Surfistas mães relatam a experiência da maternidade

Todos os qualificados para os Jogos de Tóquio permanecem com as vagas. Portanto, caberá às nações escolherem os atletas que irão representar suas bandeiras no evento. Até o momento, 87 das 128 vagas para as Olimpíadas já foram concedidas. Da mesma forma, 93 das 140 vagas para as Paralimpíadas foram distribuídas.

A entidade máxima do tiro com arco definiu que em 2020 não haverá mais nenhuma competição de qualificação. O torneio classificatório final para os Jogos Olímpicos de Tóquio está planejado para ser realizado como um evento separado. O objetivo é que essa competição seja realizada antes da etapa da Copa do Mundo de Tiro com Arco, em Paris, na França, marcada para ser disputada de 18 a 21 de junho de 2021.

+ Chico Barretto fabrica aparelhos para auxiliar nos treinos

A perspectiva da entidade é divulgar um calendário com a programação completa para a temporada do ano que vem quando as restrições com relação a viagens e competições, devido à pandemia de coronavírus, diminuírem.

Novos prazos de inscrição

Tiro com Arco Olímpicos Paralímpicos Tóquio 2021
O brasileiro Marcus D’Almeida está classificado para os Jogos de Tóquio (Abelardo Mendes Jr/rededoesporte.gov.br)

Em relação aos Jogos Olímpicos, o período para os atletas alcançarem a classificação foi prorrogado até 28 de junho de 2021. A data final para os Comitês Olímpicos Nacionais confirmarem as vagas conquistadas está definida para o dia 1º de junho. Já os que se classificarem no qualificador final terão até 2 de julho. O novo prazo de inscrição é 5 de julho de 2021.

Por outro lado, nos Jogos Paralímpicos, o período para os competidores atingirem a qualificação foi postergado até 15 de julho de 2021. Já o prazo para os Comitês Paralímpicos Nacionais confirmarem vagas é no dia 20 de julho. Por fim, a data limite para a inscrição para os Jogos Paraolímpicos é dia 2 de agosto de 2021.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Os eventos foram adiados para 2021 por causa do coronavírus. A nova data dos Jogos Olímpicos de Tóquio foi definida no período de 23 de julho a 8 de agosto. Já os Jogos Paralímpicos serão disputados de 24 de agosto a 5 de setembro. O brasileiro Marcus D’Almeida carimbou vaga para Tóquio com a medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos de Lima-2019.

Mais em Tóquio 2020