Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Trituradora de recordes mundiais, Jane Karla treina para o Parapan

Brasileira vai competir em Monterrey no final de março e depois tem mais duas etapas da Copa do Mundo antes de disputar os Jogos de Tóquio

Jane Karla treina no CT Paralímpico visando o Parapan-americano de tiro com arco
(Ale Cabral/CPB)

A brasileira Jane Karla deu início nesta segunda-feira (17) a período de treinamentos visando o Campeonato Parapan-americano de tiro com arco paralímpico a ser realizado entre 22 e 29 de março em Monterrey, no México.

Jane Karla permanecerá no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, até sábado (22). Neste período, fará duas sessões de treinos por dia, além de cumprir a agenda com exames médicos e exercícios de fisioterapia.

“Como é um esporte de precisão, preciso sempre estar em treinamento. Qualquer detalhe pode fazer a diferença na competição. Além disso, o CT dispõe de toda a infraestrutura que o atleta precisa, como alojamento, área médica, de fisioterapia. O espaço é muito favorável para o deslocamento de cadeirantes como eu”, aponta Jane Karla, que quebrou três vezes o recorde mundial no tiro com arco paralímpico em três campeonatos seguidos.

Jane Karla no CT Paralímpico
Jane Karla no CT Paralímpico (facebook)

+ Jane Karla beira a perfeição em torneio na Espanha

Além de cuidar de sí, Jane Karla quer aproveitar o período no CT para regular o equipamento e adaptar a sua técnica para as disputas ao ar livre, como será o Parapan da modalidade. “O CT me proporciona a possibilidade de treinar em grandes espaços abertos e, com isso, enfrentar fatores climáticos como sol, vento, chuva, aspectos que vou precisar lidar nas próximas competições”, explica.

Ex-atleta de tênis de mesa, Jane Karla aponta a experiência anterior como um dos seus diferenciais para enfrentar as atletas da Inglaterra e dos Estados Unidos, suas principais concorrentes na modalidade em geral. “Com certeza, os meus 11 anos como atleta de tênis de mesa contribuíram muito com a melhora da minha concentração no tiro com arco”, finaliza.

+ Siga o perfil oficial do OTD no Twitter

Apesar de estar se preparando para o Parapan, a atleta da classe ARW2 está de olho mesmo nos Jogos Paralímpicos. Depois de Monterrey, e antes de Tóquio, vai disputar as etapas do Mundial em Tucson, nos Estados Unidos, em abril, e em Nové Mesto, República Tcheca, em junho.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Paralimpíada Todo Dia