Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Fabíola e Jane são as melhores do Brasil na abertura do Mundial

Primeiro dia de competições do Campeonato Mundial tem disputas qualificatórias femininas, masculinas e mistas

Jane karla

Nesta segunda-feira (03), o Campeonato Mundial de Tiro com Arco Paralímpico teve seu primeiro dia de competições. Contando com a presença de muitos brasileiros, a abertura do torneio promoveu as disputas qualificatórias individuais e por equipes, onde não há eliminação, definindo desta maneira os confrontos da fase final do evento. Os atletas de melhor desempenho avançaram diretamente e pularam a primeira rodada do mata-mata.

Mesmo em provas diferentes, destaque para Fabíola Dergovics e Jane Karla, que obtiveram as melhores posições no retrospecto individual. Confira abaixo os resultados de cada representante do Brasil e a projeção para os desafios seguintes:

Feminino

Recurvo

Fabíola Dergovics registrou a melhor colocação brasileira neste começo de Mundial. Com um total de 595 pontos, ela terminou com a 10ª campanha na categoria. Assim, passou automaticamente para a segunda rodada, uma antes das oitavas de final, e enfrentará a italiana Veronica Floreno. Em seguida, Thais Carvalho fechou com o 22º posto (539 pontos) e já tem compromisso marcado contra Ieva Melle, da Letônia, também pela segunda rodada. Patricia Layolle, por sua vez, concluiu o recurvo feminino na 35ª e última posição (348 pontos). Agora, encara a indiana Pooja Pooja na ronda inicial das eliminatórias.

Composto

Jane Karla brigou entre as líderes e garantiu bom rendimento na estreia, assegurando o 12º lugar com 673 pontos conquistados e evitando a necessidade de disputar a primeira série decisiva. Deste modo, duelará contra a turca Oznur Cure já na segunda rodada. Na mesma categoria, Anne Pacheco foi 37ª (632 pontos) e mede forças com a espanhola Carmen Rubio na primeira rodada. A exemplo de Pacheco, Cecilia Iida ocupou a 49ª colocação (500 ponto) e estará no lance principal, quando terá Julie Chupin, da França, pela frente.

Recurvo por equipes

Ao garantir o 5º melhor desempenho, o Brasil encara a Rússia nas quartas de final. Caso avance, o duelo será com a China.

Composto por equipes

Para buscar a medalha de ouro, o Brasil, penúltimo na classificação, briga com a Grã-Bretanha nas quartas de final.

+CONFIRA AQUI OS RESULTADOS COMPLETOS DO MUNDIAL

Masculino

Recurvo

No recurvo masculino, Luciano Rezende confirmou a 31ª posição (605 pontos) e avançou imediatamente para a segunda fase eliminatória. O adversário será Ankhbayar Amarbayasgalan, da Mongólia. Com 577 pontos, Heriberto Roca terminou com a 47ª e desafia o cazaque Kairat Sarkulov. Adelci Neiva, 58º, encontrará Martin Chaloupsky, da República Tcheca, na série inaugural.

Composto

Considerando todos os resultados individuais do naipe, João Ivison assinalou a performance mais positiva do Brasil. Fechando com 682 pontos e a 18ª colocação, ele ainda aguarda o adversário da segunda ronda. Andrey de Castro (59º) e Diogo Silva (60º) enfrentarão Chih-Chiang Chang, de Taipei, e Kweon Hyun Ju, da Coreia do Sul, respectivamente, ainda na fase inicial.

Recurvo por equipes

O time brasileiro anotou 1714 pontos, finalizando com o 14º posto na qualificatória. Na sequência, o país brigará com a Rússia por um lugar nas quartas de final do Campeonato Mundial de tiro com arco.

Composto por equipes

Depois de terminar com o 15º lugar, o Brasil vai para a primeira fase do mata-mata e luta com o Cazaquistão para prosseguir na categoria.

Misto

Recurvo

Após fechar na 9º colocação, os brasileiros avançaram diretamente para as oitavas de final, onde encontram os italianos.

Composto

O Brasil não precisou disputar a primeira rodada eliminatória ao anotar o 8º melhor retrospecto. O adversário sai do confronto entre Índia e México.

Mais em Paralimpíada Todo Dia