Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Jane Karla dispara na liderança do Brasileiro paralímpico

Daniel Zappe/CPB/MPIX

Jane Karla Gogel mostrou nesta sexta-feira porque é a número 2 do ranking mundial do arco composto paralímpico. A atleta do Goiás Esporte Clube mostrou toda sua competência no primeiro dia do Campeonato Brasileiro, que está sendo disputado na sede do CPB, em São Paulo, e terminou a fase classificatória disparada na primeira colocação. A ex-mesatenista somou 670 pontos em 72 flechas, terminando 97 a frente de Anne Xavier, que terminou na segunda colocação no primeiro dia da competição.

“Por causa do clima, foi um dia muito difícil. A gente teve chuva e muita variação de luz, mas graças a Deus eu consegui me manter. Não foi fácil e estou até com dor de cabeça de tanto que tive que me concentrar para achar a mira certa”, afirmou atleta, que se classificou direto para a semifinal do arco composto. Ela vai enfrentar por uma vaga na final a vencedora do confronto entre Helba Borges, do Caxias, e Eniluci Silva, da APCD. Na outra semifinal, Anne Xavier, do Pampulha Iate Clube, terá pela frente Cecília Junqueira, do Espéria.

+ VEJA A PÁGINA ESPECIAL DE JANE KARLA

Na disputa mista por equipes, Jane Karla teve seu desempenho somado ao de Andrey Castro e ajudou o Goiás Esporte Clube a terminar o primeiro dia do Campeonato Brasileiro de tiro com arco paralímpico na liderança com 1333 pontos. A APCD, de Eniluci Silva e João Ivison Silva, ficou em segundo lugar com 1173.

Na disputa masculina do arco composto, João Ivison Silva foi o melhor da fase de classificação ao somar 671 pontos. Andrey Castro ficou em segundo lugar com 663, um ponto na frente no terceiro colocado Diogo Santos, da Associação de Tiro com Arco de Brasília. Os 13 participantes do primeiro dia voltam a competir neste sábado no mata-mata, mas os três primeiros colocados avançaram direto para as quartas de final, enquanto os outros dez disputam as oitavas.

No arco recurvo feminino, Fabíola Lorenzi, do Arco e Flecha Dragões, ficou na primeira colocação com 580 pontos e vai enfrentar na semifinal neste sábado Ana Caroline Lima, do Terral. A outra disputa de vaga na final será entre Thaís Silva Carvalho, da Associação de Tiro com Arco de Brasília, e Patrícia Layolle, da Escola de Arqueiros Renato Emilio.

Já a competição de arco recurvo masculino teve Heriberto Roca na liderança com 549 pontos. Todos os oito competidores voltam à ação neste sábado para disputar as medalhas a partir das quartas de final.

O Campeonato Brasileiro de tiro com arco paralímpico termina neste sábado. No domingo, 17, os atiradores brigarão por vagas para representar o Brasil no Campeonato Mundial que acontecerá na Holanda, de 3 a 9 de junho. Ao todo, 16 vagas estão disponíveis, sendo três por classe.
O Mundial é o evento mais importante da temporada para o tiro com arco nesta temporada e nele os atletas poderão pleitear vaga para os Jogos Paralímpicos Tóquio 2020.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Paralimpíada Todo Dia