Siga o OTD

Jogos Olímpicos da Juventude

Brasil fica em segundo e pega a China nas oitavas de final

Bruna Takahashi

O Brasil garantiu, nesta quinta-feira, a vaga nas oitavas de final da competição por equipes do tênis de mesa dos Jogos Olímpicos da Juventude. Pela manhã, Bruna Takahashi e Guilherme Teodoro venceram o time do Egito por 3 x 0 na Arena de Tecnópolis, em Buenos Aires.

Na sexta-feira, a dupla nacional havia batido a representação da Malásia por 2 x 1. Mesmo com uma derrota por 3 x 0 no início da noite diante da equipe Europa 5, o Brasil garantiu a segunda colocação do Grupo H e o passaporte para a fase de mata-mata, a partir deste domingo (14.10), com os 16 melhores do mundo.

O problema de ficar em segundo lugar, contudo, foi pegar um adversário que não permite sonhos muito altos: será a China, que fez os dois campeões na chave individual: Wang Chuqin e Sun Yingsha.

“Tínhamos que ganhar um dos três jogos desta noite, mas normal. Jogamos mal dessa vez e mérito para a equipe europeia”, afirmou o técnico da Seleção Brasileira, Nelson Kusuoka. A partida será a partir das 11h30 deste domingo na Arena de Tecnópolis, em Buenos Aires.

No jogo contra o Egito, Bruna entrou primeiro na área de jogo. Diante de Marwa Alhodaby (16ª do ranking Sub-18), mostrou toda a consistência e agilidade que a levaram às quartas de final do torneio individual e venceu por 3 sets a 0, com parciais de 11/3, 11/5 e 11/7. “Nesse jogo consegui ir muito bem. Ela tem um estilo parecido com o meu. Entrei confiante. Consegui deslocar ela bastante e meu saque me deu alguns pontos”, afirmou Bruna. “Foi um pouco difícil, porque a Bruna é ótima jogadora, muito completa. Não consegui impor meu jogo. Agora temos de ir em frente e vencer a Malásia para seguir adiante”, afirmou a egípcia Marwa Alhodaby.

Os números da atual número 70 do ranking adulto no torneio são impressionantes. Até agora, a brasileira disputou oito partidas individuais. Venceu seis, todas sem perder sets. Foi superada duas vezes, uma pela chinesa Sun Yingsha, que já foi a número sete do ranking adulto e terminou com a medalha de ouro na Argentina. A segunda foi nesta noite, diante da eslovena Aleksandra Vovk (61ª do ranking Sub-18 e 336ª do ranking adulto), por 3 sets a 2, numa partida muito parelha, com parciais de 12/10, 6/11, 11/8, 9/11 e 11/6.

“A Bruna desde o individual tem jogado muito bem. Uma pena ter cruzado com a chinesa tão cedo. Não fosse isso ela poderia ter ido à frente e alcançado uma medalha. Na equipe ela está conseguindo manter o nível e a cabeça está muito boa”, afirmou o técnico da Seleção Brasileira, Nelson Kusuoka.

Nó tático de Teodoro

Na sequência, foi a vez de Guilherme Teodoro encarar Youssef Abdel-Aziz (quinto do ranking Sub-18 e 347º do ranking adulto). O egípcio vinha de apresentações convincentes no torneio individual. Foi eliminado pelo sueco Truls Moregard, uma das sensações das categorias de base europeias, nas oitavas de final, por 4 sets a 3.

Contra Teodoro, contudo, o egípcio pouco criou. O brasileiro neutralizou o jogo do atleta canhoto e venceu por 3 sets a 0, com 11/6, 11/9 e 11/5. “Eu tinha jogado contra ele numa etapa do circuito mundial na Polônia, nas quartas de final, e perdi por 4 sets a 1. Ele é um adversário muito forte, mas dessa vez consegui mudar bastante o tempo da bola e aí não teve como ele ser rápido e atacar firme”, afirmou Teodoro.

“Realmente o Teodoro entrou bem demais. Sabíamos que era um jogo difícil. Ele conseguiu controlar, prender o adversário. O mérito é todo dele, que foi taticamente perfeito”, afirmou Kusuoka. Mesmo com a vitória já assegurada por 2 x 0, o regulamento da fase de classificação exige que os atletas disputem a dupla mista, para definir a chave em caso de empates. Bruna e Teodoro mantiveram o foco e venceram também a terceira partida, de virada, por 3 sets a 1, com parciais de 4/11, 11/7, 11/6 e 12/10

Na terceira rodada, os brasileiros não conseguiram segurar a equipe Europa 5, que tinha, além da eslovena Aleksandra Vovk, o moldavo Valdislav Ursu (64º do ranking Sub-18 e 831º do ranking adulto). Depois da derrota de Bruna, Teodoro foi superado por Ursu na partida individual por 3 sets a 2 e a dupla mista brasileira caiu por 3 sets a 1. A Europa 5 ficou em primeiro no grupo. O Egito ficou em terceiro e a Malásia, em quarto.

Fonte: Rede Nacional do Esporte

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Jogos Olímpicos da Juventude