Siga o OTD

Tênis de Mesa

Gustavo Tsuboi reforça o Brasil no Aberto da República Tcheca

Divulgação CBTM

Jogando a liga alemã, Gustavo Tsuboi reforça a Seleção Brasileira na participação do Aberto da República Tcheca de Tênis de Mesa

Começa nesta terça-feira (21), a fase de qualificação do Aberto da República Tcheca de Tênis de Mesa. A competição será realizada em Olomouc e a fase principal tem início na quinta-feira. Gustavo Tsuboi, atual 47° do ranking mundial, reforça o time de brasileiros, que conta ainda com Bruna Takahashi, Caroline Kumahara, Eric Jouti, Jéssica Yamada e Thiago Monteiro.

Tsuboi sabe que ainda não está no melhor de sua forma. Ele estreou no fim de semana na Bundesliga, pelo Werder Bremen. E considera a competição da República Tcheca uma boa oportunidade de pegar ritmo de jogo.

“Ainda não tive jogos oficiais suficientes para estar no meu melhor momento competitivo. Por isso, fica um pouco difícil colocar metas. Não quero criar expectativas. Quero jogar bem. Claro que minha vontade de vencer está lá em cima. Mas é um pouco difícil. Com os recursos e com a experiência que tenho, pode ser que eu consiga bons resultados. É nisso que tenho que focar, para jogar no meu melhor nível e ir o mais longe possível”, analisa o mesa-tenista paulista.

É uma boa oportunidade para os outros cinco brasileiros darem a volta por cima, após um Aberto da Bulgária abaixo do planejado na última semana. Nenhum deles passou da fase de qualificação nas disputas individuais, de duplas e no Sub-21. Mas todos acreditam em recuperação neste torneio.

“O resultado não foi o esperado. Mas aqui na Europa são todos jogos muito duros. Bruna e Jéssica perderam partidas nos detalhes e a Carol pegou um grupo muito forte. O Thiago enfrentou adversários difíceis e fez bons jogos. Tivemos a oportunidade de treinar mais alguns dias na Bulgária e ver os outros jogarem, para podermos ter em mente o que é necessário fazer na República Tcheca”, explicou o técnico Hugo Hoyama.

“O Aberto da Bulgária foi um torneio de aprendizado para mim. Ainda não estava cem por cento fisicamente, mas consegui ganhar meus dois jogos no grupo e isso foi bastante positivo. Estou me preparando mentalmente para poder usar todas as armas que eu tenho nessa competição”, avisa Eric Jouti.

O formato de disputa do Aberto da República Tcheca é outro diferencial da competição em relação ao último torneio. Não haverá uma fase de grupos, sendo previstas quatro fases preliminares eliminatórias no individual. Ou seja, não existe chance de recuperação em caso de derrota. Caroline Kumahara inicia a participação na fase preliminar 1 e os demais na fase preliminar 2.

Confira a agenda de jogos dos brasileiros nesta terça-feira (horário de Brasília):

 

Adulto Feminino

Fase Preliminar 1 – 8h20 – Caroline Kumahara x Ines Diendorfer (AUT)

Fase Preliminar 2 – 12h30 – Bruna Takahashi x Katarzyna Wegrzyn (POL)

Fase Preliminar 2 – 13h20 – Jéssica Yamada x Xuan Zhang (ESP)

 

Adulto Masculino

Fase Preliminar 2 – 9h10 – Thiago Monteiro x Cho Eonrae (KOR)

Fase Preliminar 2 – 11h40 – Eric Jouti x Hirano Yuki (JPN) ou Antonin Gavlas (CZE)

Fase Preliminar 2 – 11h40 – Gustavo Tsuboi x Joe Seyfried (FRA)

 

Sub-21 Feminino

Fase de 32 – 4h40 – Bruna Takahashi x Zhang Rui (CHN)

Mais em Tênis de Mesa