Siga o OTD

Tênis de Mesa

Japonês elimina Calderano na estreia do Aberto da Austrália

Mal começo do brasileiro custou caro. Depois de perder os dois primeiros sets, Hugo Calderano reagiu, mas não conseguiu evitar a derrota para Yuya Oshima, do Japão

Durou apenas uma rodada a participação de Hugo Calderano no Aberto da Austrália, quinta das seis etapas platinum, nível mais alto de torneios do circuito mundial de tênis de mesa. Vindo do qualifying, o japonês Yuya Oshima, 50º. colocado do ranking mundial, surpreendeu o brasileiro e conseguiu vencer o duelo por 4 a 3 com parciais de 11/5, 11/7, 6/11, 5/11, 12/10, 8/11 e 11/7.

A grande diferença da partida foram os dois primeiros sets. Hugo Calderano demorou a entrar no jogo e Oshima se aproveitou para abrir 2 a 0. No primeiro, o domínio do japonês foi completo até fechar em 11/5. O segundo seguia pelo mesmo caminho, mas o brasileiro começou a reagir e chegou a encostar no placar: 8 a 7. Neste momento, o técnico do mesatenista asiático pediu tempo e, na volta, ele fez três pontos seguidos para fechar em 11 a 7.

Em desvantagem no duelo, Hugo Calderano voltou mais agressivo para o terceiro set e conseguiu abrir logo 3 a 0. Depois disso, disparou no placar para fechar em 11 a 6. No quarto, depois de um começo equilibrado, o brasileiro recuperou o domínio e fechou em 11 a 5.

Depois do empate em 2 a 2, o quinto set foi o mais equilibrado. Os dois mesatenistas se revezaram na liderança o tempo inteiro, mas nos momentos decisivos Oshima conseguiu manter a cabeça mais no lugar e conseguiu vencer por 12 a 10.

Outra vez Hugo Calderano teve que correr atrás e conseguiu. O set foi quase tão equilibrado quanto o anterior, mas, desta vez, o brasileiro levou a melhor por 11 a 8. A decisão da partida foi então para o sétimo e último set.

Oshima chegou a abrir 5 a 3, mas Hugo Calderano virou ao marcar três pontos seguidos. Daí em diante, os dois foram se alternando na liderança do placar até chegar ao empate em 7 a 7. Foi quando o japonês conseguiu abrir 9 a 7 e obrigou o brasileiro a pedir tempo para tentar se manter no jogo. Na volta, no entanto, o asiático teve frieza para explorar o desespero do adversário para garantir a vitória por 11 a 7 e carimbar o passaporte para as oitavas de final do Aberto da Austrália de tênis de mesa.

Adeus também nas duplas

Além da eliminação no torneio de simples, Hugo Calderano acabou sendo derrotado também nas duplas. Jogando ao lado do francês Simon Gauzy, ele perdeu para os alemães Patrick Franziska e Ricardo Walther por 3 a 0 com parciais de 11/4, 11/5 e 11/9.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Tênis de Mesa