Siga o OTD

Tênis de Mesa

Calderano pode se tornar o 1º brasileiro campeão da Bundesliga

Divulgação/ITTF

Liebherr Ochsenhausen, equipe de Hugo Calderano11º colocado do ranking mundial, enfrenta atual tetracampeão da Bundesliga neste sábado, às 8h

Hugo Calderano poderá se tornar neste sábado (26) o primeiro brasileiro a conquistar o título da Bundesliga, a liga alemã de tênis de mesa. O Liebherr Ochsenhausen, equipe do carioca de 21 anos, enfrentará o atual tetracampeão Borussia Düsseldorf, às 8h (de Brasília), na Fraport Arena, em Frankfurt.

Em sua quarta temporada na Alemanha, Hugo, atual 11º colocado do ranking mundial, disputará sua primeira final pelo clube, que, nos últimos dois anos, chegou às semifinais da Bundesliga.

“Tivemos um início difícil na temporada e disputamos várias rodadas sem a equipe completa. Fomos subindo de rendimento ao longo da competição e chegamos à final com o time bem preparado”, afirmou o brasileiro.

Ochsenhausen, que, além de Hugo, conta ainda em seu elenco com o francês Simon Gauzy (12º), o polonês Jakub Dyjas (82º), o português João Geraldo (85º) e o japonês Yuto Muramatsu (101º), fez uma campanha de recuperação na liga: após alguns tropeços nas primeiras rodadas, cresceu e terminou a fase de classificação na terceira posição. Nas semis, venceu Saarbrücken duas vezes por 3 a 1.

Hugo foi o principal destaque da equipe na temporada, ocupando a quarta posição do ranking com todos os atletas participantes da Bundesliga. Ele também foi fundamental na campanha da equipe na Champions League, em que parou nas semifinais diante justamente do adversário deste sábado.

Vencedor de nove das últimas dez edições da liga alemã, o Borussia Düsseldorf terá à disposição o alemão Timo Boll (3º), os suecos Anton Källberg (83º) e Kristian Karlsson (18º) e o austríaco Stefan Fegerl (48º).

Os finalistas se enfrentaram quatro vezes nesta temporada, sempre com duelos muito disputados. A rivalidade atual e histórica entre as duas equipes tem criado grande expectativa para o confronto. Até o momento, já foi vendida cerca de metade dos 5 mil ingressos da Fraport Arena, cuja capacidade supera até a da arena dos Jogos Olímpicos Rio 2016.

Para Hugo, os confrontos recentes entre os clubes e a atmosfera em torno da final apontam para mais uma disputa decidida nos detalhes.

“A equipe de Düsseldorf acabou de ser campeã da Champions League. Isso mostra a qualidade do time. Vai ser um jogo difícil, mas estamos confiantes”, disse.

Caso vença a final, disputada em uma melhor de cinco jogos individuais, Ochsenhausen conquistará seu quarto título alemão. Os três troféus anteriores foram erguidos em 1997, 2000 e 2004. A última vez em que o clube esteve na decisão da liga foi na temporada 2012/2013.

Bom momento

Hugo vive um momento positivo em sua carreira. Ele alcançou a 11ª posição do ranking, a melhor de um latino-americano em todos os tempos, após liderar a histórica campanha do Brasil no Mundial por equipes, no início do mês. Foi a primeira vez que o Brasil chegou às quartas de final neste modelo de disputa, terminando na quinta posição.

Em março, Hugo já havia conquistado a medalha de prata no Aberto do Qatar de tênis de mesa, etapa Platinum do Circuito Mundial, equivalente a um Grand Slam no tênis. O feito inédito para o continente incluiu vitórias sobre três atletas que estavam entre os 12 melhores do ranking: o então líder Timo Boll, o chinês Lin Gaoyuan (4º) e o japonês Tomokazu Harimoto (12º). O resultado foi o melhor da história do continente em um evento deste porte.

Dois meses antes, outra medalha para o carioca no Circuito Mundial: bronze no Aberto da Hungria, primeira etapa da temporada 2018. Na sequência, conduziu o Brasil às quartas de final da Copa do Mundo por equipes, com uma grande vitória sobre Hong Kong na fase de grupos.

Mais em Tênis de Mesa