Siga o OTD

Tênis de Mesa

Pela primeira vez no top 20, Hugo Calderano abre 2017 no Aberto da Hungria

Defender a seleção brasileira em uma etapa de circuito mundial não é novidade para Hugo Calderano. Porém, o Aberto da Hungria, que começará para ele na próxima quinta-feira, será diferente. O jovem chega, pela primeira vez, como um dos 20 melhores mesatenistas do mundo, ranking alcançado em janeiro deste ano.
Na última temporada, Calderano teve resultados históricos. Ele chegou às oitavas de final da Rio 2016, igualando Hugo Hoyama em Atlanta 1996 (melhor campanha de um brasileiro em Jogos Olímpicos até então), conquistou a prata no individual do Aberto da Áustria – etapa Major, em uma final inédita para o Brasil, e chegou ao ouro nas duplas, ao lado de Gustavo Tsuboi, no Aberto da Suécia – etapa Major.
“Vou chegar bem confiante no Aberto da Hungria. Venho jogando bem e espero manter a boa fase, mas, com certeza, há muitos jogadores fortes que podem surpreender nessa competição também”, disse o Hugo, que completou:
“Acho que consegui subir de uma forma bem rápida no ranking e fico feliz com isso. Vou manter o trabalho forte para melhorar ainda mais e chegar mais perto do topo”.
O Aberto da Hungria contará com nomes como o do bielorússo Vladimir Samsonov (8º no ranking mundial), do francês Simon Gauzy (14º), do dinamarquês Jonathan Groth (35º) e do nigeriano Quadri Aruna (25º). Hugo Calderano estreia no torneio na quinta-feira já na chave principal, enquanto Gustavo Tsuboi, Cazuo Matsumoto, Thiago Monteiro, Victor Ishiy e Lin Gui disputam desde terça-feira o qualifying para tentar vaga na competição.
A temporada promete ser movimentada para Calderano, entre compromissos pelo Brasil e pelo Ochsenhausen (ALE). Em breve, inclusive, as competições europeias das quais ele participa vão entrar na fase decisiva, momento importante para o brasileiro, porém, ele não esconde o foco no Mundial.
“Tenho muitos jogos em 2017, então vou pensar passo a passo. A Bundesliga e Champions League estão chegando nas fases eliminatórias, que é quando fica mais interessante e são os jogos que esperamos durante toda a temporada. Mas, com certeza, o principal campeonato é o Mundial em Düsseldorf (ALE)”, salientou.
Na última segunda-feira, Calderano renovou contrato com o Ochsenhausen até 2019. Ele está no clube desde maio de 2014 e, pelas redes sociais, celebrou o novo vínculo.
“Muito orgulho de fazer parte deste time”, publicou.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Tênis de Mesa