Siga o OTD

Tênis de Mesa

Calderano e Takahashi são os melhores brasileiros no ranking

Hugo Calderano e Bruna Takahashi terminam o ano como os melhores brasileiros do ranking da ITTF, mas têm queda de algumas posições.

No ranking mundial de dezembro, divulgado pela Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF), nesta quinta-feira (14), Hugo Calderano e Bruna Takahashi encerraram o ano como os melhores mesa-tenistas do Brasil do ranking. Calderano apenas manteve o status de melhor brasileiro, enquanto Bruna passou Lin Gui, que teve queda ainda maior.

Ambos tiveram uma leve queda de posição em relação à lista divulgada em novembro. Enquanto o carioca foi da 18ª para a 31ª colocação na categoria masculina, a paulista de São Bernardo do Campo foi de 148ª para 154ª na feminina.

A queda de Calderano, no ranking, vem após sua eliminação precoce no Aberto da Alemanha, ainda na chave preliminar, quando ele perdeu por 4 sets a 1 para o polonês Jakub Dyjas, na época 60º. colocado no ranking

Já a última grande competição disputada por Bruna Takahashi neste mês foi o Aberto da Suécia, no qual ela perdeu na fase de grupos, preliminar ao torneio principal. Sua derrota foi para a chinesa Haeun Yang, por 4 sets a 0, parciais de 11/8, 11/5, 11/7 e 11/8.

Com essa posição, Hugo foi o latino-americano que esteve mais próximo do topo da lista. Sua melhor marca foi chegar à 17ª posição. Já Bruna aparece em segundo no filtro da América Latina, ficando atrás da porto-riquenha Adriana Díaz, 81ª.

Os atletas Lin Gui e Gustavo Tsuboi também desceram no ranking de novembro. Na lista feminina, Lin, a segunda melhor brasileira colocada, caiu da 131ª para a 156ª posição, enquanto Gustavo, na masculina, foi de 99º para 117º.

Top-5 do ranking masculino:

1 – Long Ma (CHI)
2 – Zhendong Fan (CHI)
3 – Dimitrij Ovtcharov (ALE)
4 – Xin Xu (CHI)
5 – Timo Boll (ALE)

Top-5 do ranking feminino:

1 – Yuling Zhu (CHI)
2 – Meng Chen (CHI)
3 – Ning Ding (CHI)
4 – Shiwen Liu (CHI)
5 – Kasumi Ishikawa (JAP)

Mais em Tênis de Mesa