Siga o OTD

Tênis de Mesa

Com três brasileiros, Aberto da Alemanha começa nesta terça

ITTF

Hugo Calderano, Gustavo Tsuboi e Vitor Ishiy são os brasileiros na etapa Planitinum do Circuito Mundial de Tênis de Mesa.

O Brasil vai ter três representantes no Aberto da Alemanha, etapa Platinum – a mais importante do Circuito Mundial da Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF). Hugo Calderano (18º colocado no ranking mundial), Gustavo Tsuboi (99º) e Vitor Ishiy (220º) começam a caminhada na fase de grupos do torneio individual. Hugo e Gustavo vão jogar também o campeonato de duplas. A parceria, por ser cabeça de chave, já começa nas oitavas de final. A competição, que acontece em Magdeburgo, começa nesta terça-feira (7) e segue até domingo (12).

Tsuboi estreia já nesta terça-feira. Pelo Grupo 29, o brasileiro vai enfrentar o tailandês Supanut Wisutmaythangkoon (310º), às 12h40 (horário de Brasília). O outro embate de Gustavo vai ser contra o austríaco Robert Gardos (56º) na quarta-feira (8), às 15h.

Outro que vai à mesa já nesta terça-feira é Vitor Ishiy. No Grupo 14, ele vai jogar contra o ucraniano Yaroslav Zhmudenko (148º), às 11h50. Na quarta-feira, o mesatenista vai fazer confronto contra o japonês Jin Ueda (34º), às 8h20.

Essa vai ser a primeira competição de Calderano depois de subir duas posições no ranking mundial e se aproximar do Top 15. No torneio individual, Hugo está no Grupo 2 ao lado do tcheco Tomas Polansky (175º) e do indiano Sanil Shetty (169º) . O confronto contra o primeiro acontece nesta quarta-feira (8), às 7h30 , enquanto contra o segundo, às 13h20.

Para se classificarem, os brasileiros vão ter de terminar na liderança dos seus respectivos grupos. Os líderes entre os grupos 1 e 18 vão para a segunda rodada da fase preliminar, enquanto os primeiros lugares dos grupos 19 ao 46 vão para a primeira rodada da fase preliminar. Os vencedores da primeira rodada vão enfrentar os que já estão classificados para a segunda rodada. Os triunfos desse último confronto garantem vaga nos 16 avos de final da fase principal.

Nas duplas, a parceria brasileira campeã do Aberto do Brasil 2017 –  formada por Hugo Calderano e Gustavo Tsuboi –  é cabeça de chave número 4 do campeonato. Ela entra já nas oitavas de final da fase principal e estreia na quinta-feira (9), às 15h. Os adversários ainda vão ser definidos.

Jornalista formada pela Cásper Líbero. Apaixonada por esportes e boas histórias.

Mais em Tênis de Mesa