Siga o OTD

Tênis de Mesa

Hugo Calderano busca feito inédito no Pan-Americano

hugo calderano
Foto: Divulgação/ITTF

O brasileiro Hugo Calderano estreia neste sábado (16) pelo Campeonato Pan-Americano de Tênis de Mesa no individual. O atleta brasileiro busca alcançar uma marca inédita: ser o primeiro mesatenista a conquistar o quarto título individual seguido do continente. O carioca é o cabeça de chave número um do torneio em Cartagena, na Colômbia.

O brasileiro estreia na segunda rodada da chave principal contra um adversário a ser definido em sorteio. Ele afirmou que, apesar de ser o favorito ao título, acredita em um grande desafio na luta pelo quarto título.

“Sem dúvidas, ser campeão continental é sempre muito especial. Também sei que, mesmo com certo favoritismo, é muito dificil conseguir ganhar regularmente o título. O nível no continente está sempre subindo, principalmente pelo intercâmbio de muitos jogadores na Europa e acho que vai ser um campeonato bem disputado”, afirmou Calderano.

O evento substitui o Campeonato Latino-Americano e contará, pela primeira vez, com atletas dos Estados Unidos e Canadá. Calderano, 26º no ranking mundial, é tricampeão consecutivo do Latino. A marca foi alcançada por apenas um mesatenista, o argentino Liu Song (2006, 2007 e 2008). Calderano ainda tem mais uma estatística a seu favor: ele nunca perdeu um jogo individual nas edições passadas do Latino.

Novas gerações

Entre os principais adversários de Hugo estão seus companheiros de seleção, Thiago Monteiro (157º), Eric Jouti (190º) e Vitor Ishiy (236º). Os dois últimos, ao lado de Hugo, fazem parte da nova geração do tênis de mesa brasileiro, que vem conquistando cada vez mais destaque com bons resultados internacionais.

“Acho legal ter a seleção formada por três jogadores da nova geração. Jogo junto com o Eric e Vitor desde que começamos a participar de campeonatos internacionais e gosto de estar na equipe com eles. Além disso, temos o Thiago, que tem bastante experiência e continua representando muito bem o Brasil”, disse Hugo.

O torneio individual do Pan-Americano avançará até as oitavas de final no sábado. Quartas, semis e decisão estão programadas para domingo (17).

Jornalista baiana, soteropolitana, faconiana. Mestrado em jornalismo esportivo pela St. Mary's University, do Reino Unido. Bolsista Chevening 2015/2016.

Mais em Tênis de Mesa