Siga o OTD

Tênis de Mesa

Com Hugo Calderano em ação, Campeonato Brasileiro encerra temporada nacional

O calendário do tênis de mesa nacional vai ser encerrado com chave de ouro! O 50º Campeonato Brasileiro SAN-EI de Verão será, ao lado do Circuito das Estrelas – Etapa Biriba, a última competição realizada pela Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) no ano e começa na próxima terça-feira (1º) e termina no domingo (6). O grande destaque do evento, que acontecerá em Chapecó (SC), serão as presenças dos atletas olímpicos, Hugo Calderano (31º colocado no ranking mundial) e Cazuo Matsumoto (88º), e dos medalhistas paralímpicos nos Jogos Rio 2016 – Bruna Alexandre (3ª na Classe 10), Israel Stroh (6º na 7), Danielle Rauen (6ª da 9), Jennyfer Parinos (11ª na 9), Guilherme Costa (15º da 2), Iranildo Espíndola (13º da 2) e Aloísio Lima (17º da 1).

Nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, realizado em agosto, Hugo Calderano fez história. O carioca, com apenas 20 anos de idade e em sua primeira Olimpíada, igualou a melhor marca brasileira na competição que pertencia a Hugo Hoyama, que chegou às oitavas de final dos Jogos de Atlanta/1996.
Hugo fez grande campanha ao derrotar fortes atletas e ter chegado longe logo em sua estreia. Na Rio 2016, ele bateu o cubano Andy Pereira (184º, à época), o sueco Par Gerell (32º, à época) e Tang Peng (150º, à época), de Hong Kong. Nas oitavas de final, o brasileiro quase bateu o medalhista de bronze e atual número 5 do mundo, Jun Mizutani, do Japão, mas acabou superado. Agora, marcado na história do tênis de mesa nacional, Hugo volta a disputar uma competição nacional. O show está garantido!
Além do número 1 do Brasil, o evento em Chapecó terá a presença de Cazuo Matsumoto. O brasileiro representou o país no torneio por equipes da Rio 2016, ao lado de Calderano e Gustavo Tsuboi (76º).
O Brasileiro ainda contará os mesatenistas que fizeram história nos Jogos Paralímpicos Rio 2016. Israel Stroh, primeiro brasileiro a conquistar uma medalha paralímpica no torneio individual ao faturar a prata na Classe 7; Bruna Alexandre, primeira mulher medalhista individual no tênis de mesa – faturou um bronze individual na Classe 10 e outro por equipes na Classe 6-10; Danielle Rauen e Jennyfer Parinos, que levaram bronze por equipes na Classe 6-10 ao lado de Bruna; e Aloisio Lima, Guilherme Costa e Iranildo Espíndola, que conquistaram o bronze na Classe 1-2.
Depois da excelente campanha que nosso atletas paralímpicos fizeram na Rio 2016 e de terem dado orgulho à todos os brasileiros, a CBTM fará uma homenagem aos paratletas que conquistaram medalha na Rio 2016 durante o Brasileiro, no dia 4, às 17h (horário de Brasília).

Simultaneamente ao Campeonato Brasileiro, será disputado o Circuito das Estrelas. Na segunda edição do torneio, que acontecerá na sexta-feira (4) e no sábado (5), em disputas no sistema de eliminatórias simples, o homenageado será Biriba, considerado um maiores prodígios do tênis de mesa mundial. Com apenas 13 anos de idade, o brasileiro bateu dois campeões mundial em 1958, feito incrível.

Os mesatenistas que participarão da etapa Biriba do Circuito das Estrelas são: os brasileiros Hugo Calderano, Cazuo Matsumoto, Eric Jouti (196º) e o atual campeão do torneio, Vitor Ishiy (224º), além dos argentinos Gastón Alto (212º) e Rodrigo Gilabert (241º), do chileno Gustavo Gomez (264º) e do uruguaio Damian Moleda (409º).

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Tênis de Mesa