Siga o OTD

Tênis de Mesa

Competições seguem suspensas e ranking nacional é cancelado

Até setembro, nenhum torneio nacional será realizado, mas um calendário alternativo será planejado visando a realização do Campeonato Brasileiro

Catia Oliveira - Hugo Calderano - Tênis de Mesa - Campeonato Brasileiro
Catia Oliveira bate bola com Hugo Calderano (Christian Martinez/RGB Studios)

A CBTM (Confederação Brasileira de Tênis de Mesa), comunicou nesta segunda-feira (27), em nota oficial, o cancelamento do ranking nacional 2020. Além disso, todas as competições do calendário estão suspensas até o final de setembro, em razão da pandemia de Covid-19.

Um novo calendário alternativo será proposto pela entidade visando, com prioridade, a realização do Campeonato Brasileiro em dezembro.

Com o calendário suspenso até o final de setembro, estão cancelados todos os eventos TMB Challenge e TMB Challenge Plus, além de uma etapa do TMB Platinum – Copa Brasil.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

Brasileiro no foco

O foco passa a ser a realização do TMB Platinum – Campeonato Brasileiro, com adequações necessárias, inclusive na dimensão e extensão do torneio, e respeitando todos os protocolos de segurança.

Já os torneios TMB Estaduais são de inteira responsabilidade das federações estaduais, que devem estabelecer diálogo formal com as autoridades de saúde locais, respeitando suas determinações.

Impossível

O cancelamento do ranking acontece por conta da impossibilidade de equilíbrio hegemônico no país, com estados vivendo diferentes níveis de restrição para a realização de torneios em muitas regiões. Assim, os atletas não teriam condições de igualdade nesta disputa.

Jessica Yamada - brasileiro tênis de mesa ranking  calendário Foto: Daniel Zappe/ CBTM
Jessica Yamada campeã brasileira em 2019 – Foto: Daniel Zappe/ CBTM

De acordo com levantamento feito pela área técnica da CBTM, nenhuma das 22 unidades da federação que contam com entidades filiadas ao sistema do tênis de mesa nacional tem, até o momento, autorização para a realização de torneios em ambientes fechados. Algumas estão mais próximas desta fase, outros não têm autorização sequer para treinamentos.

+ Coletivo Ping-Pong busca empatia, inclusão e interação

Ajustes

A definição e a validade dos resultados de 2020 para o benefício do Programa Bolsa Atleta dependem de decisão do Ministério da Cidadania. A entidade tem mantido contato com o Governo Federal para buscar a melhor solução possível em prol dos atletas.

Da mesma forma, a entidade estuda formas de compensação nas próximas temporadas. Para os atletas que pagaram taxas no início de 2020, de forma que ninguém seja predicado.

Mais em Tênis de Mesa