Siga o OTD

Tênis de Mesa

Federação procura datas para sediar Mundial no ano que vem

O Comitê Executivo se reuniu para discutir a situação mais recente da modalidade em meio à pandemia do Covid-19.

Hugo Calderano mundial de tênis de mesa datas ittf Tóquio 2020 coronavírus
Hugo Calderano é o melhor brasileiro no ranking mundial (Divulgação/ITTF)

O Conselho Executivo da Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF) liberou os organizadores do Mundial de 2020 para procurarem novas datas para a realização da competição em 2021. A reunião, nesta quinta-feira (4), abordou também ações sobre a pandemia do novo coronavírus.

Após adiar o Mundial de tênis de mesa duas vezes, a ITTF encaminhou as definições sobre o calendário de 2020, sempre levando em conta a situação de saúde por conta do coronavírus.

Segundo a reunião do Conselho Executivo da ITTF, ficou decidido que:

“O Comitê Executivo concordou em solicitar ao Comitê Organizador Local (LOC) de Busan que procurasse novas datas para sediar o Campeonato Mundial de Tênis de Mesa nos primeiros meses de 2021. Isso foi definido devido ao fato de que seria improvável que a maioria dos as equipes poderiam viajar para a República da Coréia em setembro de 2020.”

Bruna Takahashi Aberto da Alemanha de tênis de mesa
Bruna Takahashi é a melhor brasileira no ranking da ITTF
(Abelardo Mendes Jr/ rededoesporte.gov.br)

“Em termos do calendário de 2020, a ITTF continua esperançosa de realizar eventos internacionais totalmente abertos no último trimestre de 2020. A ITTF também está investigando a possibilidade de realizar eventos alternativos, com base regional e por convite no início de 2020.”

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

“Uma vez confirmada a situação do Campeonato Mundial, e com o adiamento dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos em mente, a ITTF analisará uma revisão do seu planejamento original de calendário para 2021 nas próximas semanas.”

“Após um processo de consulta completo, com a participação ativa da Comissão de Atletas da ITTF, o Comitê Executivo ratificou os ajustes do sistema de qualificação para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Tóquio 2020. Uma vez confirmados pelo COI e IPC, respectivamente, esses sistemas de qualificação serão anunciados formalmente”.

“O Comitê Executivo, por meio de sua fundação, juntamente com o World Table Tennis (WTT), fornecerá apoio financeiro para associações nacionais, jogadores e projetos de fundação afetados pela crise do COVID-19. Mais informações serão anunciadas em breve.”

“À luz dos recentes eventos globais, a ITTF destaca sua política de tolerância zero contra qualquer forma de discriminação.”

Mais em Tênis de Mesa