Siga o OTD

Tênis de Mesa

Calderano sofre, mas vence na estreia do Aberto da Hungria

Em partida muito disputada, Calderano precisou do último set para sair com a vitória; nas duplas, Eric Jouti e Vitor Ishiy avançaram às quartas.

Hugo Calderano comemora na Hungria. Crédito: ITTF.
Hugo Calderano comemora ponto na Hungria (Foto: ITTF)

Parecia que a estreia de Hugo Calderano no Aberto da Hungria de tênis de mesa seria tranquila. Mas, depois de vencer o primeiro set em apenas cinco minutos e abrir uma vantagem de dois a zero na partida, o mesatenista número 7 do mundo foi surpreendido por Siu Hang Lam, de Hong Kong, e sofreu para sair com a vitória apenas no tie-break. Com o triunfo por 4 a 3 (4/11, 8/11, 11/8, 11/7, 11/4, 8/11, 5/11), Calderano se garantiu nas oitavas de final do torneio.

Nas duplas, três conjuntos brasileiros seguiam vivos nas disputas do Aberto da Hungria desta quinta-feira (20). Na chave feminina, Caroline Kumahara foi eliminada jogando ao lado da americana Lily Zhang. Nas mistas, Bruna Takahashi e Vitor Ishiy não foram páreos para a dupla alemã e também acabaram eliminados. Já na chave masculina, Ishiy voltou à mesa ao lado de Eric Jouti e a dupla brasileira conseguiu vencer e avançar para as quartas de final do torneio.

O jogo

Em um primeiro set de apenas 5 minutos, Calderano foi arrassador e abriu 7 a 2 logo nos primeiros momentos. Siu Hang Lam, número 97 do ranking mundial, chegou a diminuir a vantagem para 8 a 4, mas o brasileiro, muito veloz, se aproveitou dos erros do adversário e fechou a parcial em 11 a 4.

O segundo set foi muito mais equilibrado. Calderano deixou o adversário empatar em 2 a 2 e, depois, virar o placar em 5 a 4. O brasileiro tratou de virar a partida (6×7), mas o período continuava muito complicado. No final, os erros do adversário foram determinantes e Calderano venceu o set por 11 a 8.

No terceiro período, foi a vez do brasileiro abusar dos erros e ver Siu Hang abrir 4 a 1 no placar. Agressivo nos ataques, Calderano conseguiu se aproximar (6×5) e chegou ao empate na sequência (7×7). Ainda assim, o adversário se aproveitou dos erros e fechou a parcial em 11 a 8.

Siu Hang Lam começou o quarto set errando e Calderano fez 2 a 0. Logo na sequência, no entanto, o atleta de Hong Kong empatou e chegou à virada (4×2). Calderano conseguiu passar à frente (6×7), mas continuava cometendo muitos erros. Em mais um ataque errado do brasileiro, Siu Hang venceu por 11 a 7.

Muito agressivo no ataque, o atleta de Hong Kong voltou melhor também no quinto set e logo abriu vantagem no marcador (5×2). Desatento, Calderano continuou errando muito e viu o adversário fechou o set em 11 a 4 e virar o confronto (3×2)

No sexto set, Calderano voltou mais concentrado e logo abriu vantagem de 4 a 0. Uma reação do adversário fez o set ficar 7 a 5 para Siu Hang. Mas o brasileiro cresceu, atacou com velocidade e venceu a parcial por 11 a 8.

+INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE

No set decisivo, Calderano voltou mais intenso, vibrando mais e fez 3 a 1 no placar. Siu Hang chegou a empatar o marcador em 3 a 3. Mas, do outro lado, o brasileiro estava focado. Rapidamente, Calderano conseguiu cinco pontos seguidos e construiu uma boa vantagem de 8 a 3. Foi só uma questão de tempo até o brasileiro fechar a parcial em 11 a e conquistar a vitória por 4 a 3 na estreia do torneio.

Agora nas oitavas de final, Calderano encara o sueco Kristian Karlsson.

https://twitter.com/hugocalderano/status/1230601202028752896

Chave de duplas

Na chave mista, Vitor Ishiy e Bruna Takahashi enfrentaram Patrick Franziska e Petrissa Solja, da Alemanha, mas não foram páreos para os adversários. Depois de vencerem o primeiro set, os brasileiros permitiram a virada e perderam a partida por 3 a 1 (11/9, 8/11, 4/11, 2/11).

Caroline Kumahara também deu adeus ao Aberto da Hungria na chave feminina. Jogando ao lado de Lily Zhang, dos Estados Unidos, Kumahara perdeu para a dupla taiwanesa formada por Orawan Paranang e Suthasini Sawettabut por 3 a 1 (12/14, 6/11, 11/9, 10/12).

Já na chave de duplas masculinas, os brasileiros se derão bem. Vitor Ishiy e Eric Jouti jogaram contra os belgas Martin Allegro e Florent Lambiet e venceram por 3 a 0 em 24 minutos de partida (10/12, 9/11, 8/11). Agora nas quartas de final, Eric e Vitor encaram os alemães Benedikt Duda e Patrick Franziska.

Mais em Tênis de Mesa