Siga o OTD

Tênis de Mesa

Kumahara, Yamada e Monteiro avançam no Aberto da Hungria

Kumahara e Yamada se juntam à Bruna Takahashi na 2ª rodada da Fase Preliminar. No masculino, só Monteiro avançou e Calderano já está na chave principal

Kumahara
arquivo

Seis brasileiros estiveram em ação nas chaves individual e de duplas do primeiro dia do Aberto da Hungria de tênis de mesa, nesta terça (18), com destaque para Caroline Kumahara, Jéssica Yamada e Thiago Monteiro. Eles avançaram nas fases preliminares individual e as duplas e seguem vivos na briga por vagas nas chaves principais.

Vitor Ishiy e Eric Jouti foram eliminados logo na estreia, e Bruna Takahashi jogou apenas pela chave de duplas, já que no individual ela entra direto na segunda rodada.

Além dos seis, o Brasil ainda conta com um sétimo representante: Hugo Calderano. O número 7 do mundo volta a jogar uma etapa do circuito após se recuperar de uma lesão no quadril. Desde que voltou a competir já venceu a Copa Pan-Americana e disputou a Liga Alemã. É o cabeça de chave número 2 do individual e entra direto na chave principal do torneio.

+Saiba os objetivos dos sete brasileiros no Aberto da Hungria

Confira o resumo do dia

Torneio Individual

Cinco brasileiros entraram em ação pela chave individual do Aberto da Hungria. E destes, três avançaram na Fase Preliminar e seguem vivos na briga por uma vaga na chave principal, que já conta com Hugo Calderano.

O dia começou com um duelo equilibrado entre Caroline Kumahara e Giorgia Piccolin. A italiana chegou a abrir 3 a 0, mas a brasileira buscou o resultado e conseguiu a virada, fechando a partida pelo placar de 4 a 3 (3/11, 7/11, 13/15, 11/3, 11/5, 11/8 e 12/10).

Na sequência, foi a vez de Jéssica Yamada entrar em ação. A brasileira despachou a alemã Yuan Wan na estreia na Fase Preliminar por 4 a 0 (11/3, 11/5, 11/5 e 11/6).

Com o resultado, ambas avançam para a segunda rodada da Fase Preliminar e se juntam a Brunha Takahashi, que entrou direto nesta etapa da competição. Número 45 do mundo aos 19 anos, ela conseguiu passar num Aberto Platinum, na Alemanha, e tenta repetir o feito.

As três entram em ação nesta quarta-feira, às 5h (de Brasília). Kumahara encara a tailandesa Suthasini Sawettabut, número 42 do mundo, Yamada enfrenta a japonesa Miyu Nagasaki, de 17 anos e 60ª colocada do ranking, e Takahashi desafia a também japonesa Haruna Ojio, de apenas 14 anos.

Thiago Monteiro - Foto: Daniel Zappe CBTM
Foto: Daniel Zappe/CBTM

No masculino, apenas Thiago Monteiro avançou. O veterano entrou direto na segunda rodada e superou um confronto equilibrado contra Aliaksandr Khanin, da Bielorrússia, vencendo pelo placar de 4 a 2 (4/11, 11/7, 11/13, 11/3, 11/6 e 11/1).

Agora, Monteiro fica a dois jogos da chave principal e vai encarar o número 137 do mundo, Wang-Wei Peng, de Taipei, na terceira de um total de quatro rodadas da fase eliminatória. O duelo acontece nesta quarta-feira, com horário ainda a ser definido.

Vitor Ishiy e Eric Jouti não tiveram o mesmo sucesso. Ishiy vinha de dois bons resultados, nos Abertos da Alemanha e Portugal, mas acabou derrotado na sua estreia na Hungria pelo francês Alexandre Cassin por 4 a 1 (11/3, 11/5, 11/8, 7/11 e 11/4).

Jouti, por sua vez, fez um bom Aberto na Espanha, não disputou torneios na semana passada, mas também foi eliminado na segunda rodada da Fase Preliminar ao ser superado pelo português Diogo Chen por 4 a 2 (11/3, 11/7, 11/13, 9/11, 13/11 e 11/7).

+ SIGA O PERFIL OFICIAL DO OTD NO TWITTER

Duplas femininas e masculinas

Nas duplas, 100% de aproveitamento nesta terça-feira. Na chave feminina, Bruna Takahashi e Jéssica Yamada estrearam com vitória tranquila sobre as indianas Sutirtha Mukherjee e Krittwika Roy por 3 a 0 (11/8, 11/9 e 11/6).

Com o resultado, elas avançam na Fase Preliminar do Aberto da Hungria e se juntam à Caroline Kumahara, que entrou direto na segunda rodada, jogando ao lado da estadunidense Lily Zhang.

Takahashi e Yamada brigam pela vaga na chave principal com Yu-Wen Huang e Yu-Jhun Li, de Taipei, enquanto Kumahara e Zang encaram as tailandesas Nanthana Komwong e Jinnipa Sawettabut, ambos os duelos nesta quarta-feira.

Por fim, no masculino, Vitor Ishiy e Eric Jouti se recuperaram das derrotas no individual e venceram na primeira rodada das duplas do Aberto da Hungria, batendo os italianos Leonardo Mutti e Jordy Piccolin por 3 a 2 (6/11, 5/11, 11/9, 12/10 e 11/9). A uma vitória da chave principal, eles enfrentam os tailandeses Padasak Tanviriyavechakul e Supanut Wisutmaythangkoon.

Veja a programação desta quarta (no horário de Brasília)

Individual Feminino:
05h – Caroline Kumahara x Suthasini Sawettabut (THA)
05h – Bruna Takahashi x Haruna Ojio (JPN)
05h – Jéssica Yamada x Miyu Nagasaki (JPN)

Individual masculino:
07h30 – Thiago Monteiro x Wang-Wei Peng (TPE)

Duplas femininas:
08h30 – Caroline Kumahara/Lily Zhang x Nanthana Komwong e Jinnipa Sawettabut (THA)
08h30 – Bruna Takahashi/Jéssica Yamada x Yu-Wen Huang e Yu-Jhun Li (TPE)

Duplas masculinas:
09h20 – Vitor Ishiy/Eric Jouti x Padasak Tanviriyavechakul e Supanut Wisutmaythangkoon (THA)

Duplas mistas:
10h40 – Bruna Takahashi/Vitor Ishiy x a definir

Mais em Tênis de Mesa