Siga o OTD

Tênis de Mesa

Jessica Yamada confirma favoritismo e é campeã brasileira

Yamada enfrentou Caroline Kumahara, venceu por 3 a 0 e conquistou a medalha de ouro do Campeonato Brasileiro de tênis de mesa

Jessica Yamada - Foto: Daniel Zappe/CBTM
Foto: Daniel Zappe/CBTM

Na disputa individual feminina do 53º Campeonato Brasileiro de tênis de mesa, Jessica Yamada enfrentou Caroline Kumahara na final e venceu por 3 a 0. No duelo no Centro Paralímpico Brasileiro, em São Paulo, a experiência da jogadora de 30 anos foi o diferencial para a conquista do título nacional.

Disputa Feminina

Depois de uma primeira rodada fácil no sábado (14), as melhores mesatenistas do país continuaram somando vitórias neste domingo (15). Bruna Alexandre abriu a manhã com triunfo fácil sobre Jéssica Prates, da Associação Goiana, por 3 a 0, com parciais de 11/3, 11/6 e 11/3.

Jessica Yamada venceu Kátia Kawai, da Associação Nikkei, por 3 a 1. A atleta da seleção venceu o primeiro set por 11 a 9. No segundo set, acabou perdendo por 7 a 11. Mas nos próximos sets, não deu chance para a zebra e garantiu a vitória com um 11 a 9 e um 11 a 7.

Laura Watanabe também venceu sua partida por 3 a 1. Jogando contra Larissa Kurotaki, do Instituto Matostt, Laura venceu os dois primeiros sets por 11 a 8. Em seguida, acabou perdendo o terceiro período por 11 a 9. Mas no último fez outra 11 a 8 e garantiu mais uma vitória no torneio. Caroline Kumahara teve mais facilidade para vencer Ediane Bresciani, do Piracicaba, por 3 a 0, com parciais de 11/8, 11/2 e 11/10.

Nas oitavas de final, Bruna Alexandre conseguiu uma nova vitória, desta vez contra Luana Souza, da Associação Nova Era, por 3 a 1 (11/8, 11/9, 8/11, 11/6.) Com parciais de 11 a 6, 11 a 7 e 11 a 6, Jessica Yamada venceu Thaís Figueiredo, da Associação Nikkey e passou de fase com facilidade. Também por 3 a 0 , Caroline Kumahara eliminou Gabriella Kodama, do São Caetano e avançou com parciais de 11 a 6, 11 a 4 e 11 a 7. Já Laura Watanabe, de apenas 15 anos, acabou derrotada por 3 a 0 e foi eliminada por Tamyres Fukase.  

Bruna Alexandre fez ótimo Campeonato Brasileiro e ficou com o bronze. (Foto: Daniel Zappe/CBTM)

Na disputa das quartas, Bruna Alexandre conseguiu outra boa vitória sobre Danielle Rauen, de Piracicaba, por 3 a 0, parciais de 11 a 7, 11 a 8 e 11 a 8. Pelo mesmo placar, Jessica Yamada avançou novamente, ao derrotar Alexia Nakashima, da Associação Joinvilense (11/7, 11/4 e 11/7). Kumahara também passou para a fase seguinte, ao vencer Lígia Silva por 3 a 1, com parciais de 11 a 8, 14 a 12, 9 a 11 e 11 a 9.

Na semifinal, Kumahara fez uma partida equilibrada contra Leticia Nakada, de Concórdia, mas conseguiu sair com a vitória. Depois de vencer o primeiro set por 11 a 8, Leticia devolveu o mesmo placar e empatou a partida. No terceiro set, o placar ficou empatado até o fim do período, quando, depois de ótimo rally, Carol se defendeu bem e voltou à frente: 11 a 9 e 2 a 1 na partida. No quarto set, Leticia não desistiu, mas Kumahara era superior. Com um 11 a 7, fechou a partida em 3 a 1 e se garantiu na final do Campeonato Brasileiro.

Na outra semifinal, partida difícil entre Jessica Yamada e Bruna Alexandre. Depois de muito equilíbrio no placar, Yamada foi superior no final e fechou o set por 11 a 8. No segundo período, Bruna continuou agressiva e Yamada cometeu alguns erros. No fim, Bruna fez 11 a 4 e empatou o confronto. No terceiro set, Yamada começou melhor e chegou a abrir 6 a 2. Bruna correu atrás, mas não adiantou: 11 a 6 e 2 a 1 para Jessica na partida. No quarto set, a parcial continuou equilibrada, mas Bruna Alexandre foi melhor. Com um 11 a 9, voltou a empatar o jogo em 2 a 2. No set de desempate, no entanto, Yamada mostrou experiência para manter a calma e fechar a partida. Com o apoio da torcida, fez 11 a 7 e conquistou a vaga para a final do torneio.

Caroline Kumahara ficou com a prata no Campeonato Brasileiro. (Foto:Daniel Zappe/CBTM)

Final – Yamada x Kumahara

Aos 30 anos de idade, Jessica Yamada utilizou a experiência no tênis de mesa como arma contra a companheira de seleção, Caroline Kumahara, de 24 anos. Superior desde o início, Yamada mostrou calma e determinação para fazer 11 a 8 no primeiro set e começar a final em vantagem.

No segundo período, Yamada continuou melhor e passou a ser empurrada cada vez mais pela torcida presente no Centro Paralímpico, em São Paulo. Do outro lado, Kumahara não desistia, mas cometia erros importantes. Com um 11 a 9, Yamada fechou o segundo set e fez 2 a 0 na final.

“Eu fico muito feliz de ter o carinho do pessoal que torceu para mim, eu fiquei muito feliz de jogar aqui e ver que o pessoal estava me apoiando. A força que eles passam para mim quando eu estou jogando é muito grande, eu sinto isso, e é isso que me motiva a nunca desistir e sempre seguir em frente.”, falou Yamada sobre o carinho da torcida.

Jessica Yamada comemora conquista do Campeonato Brasileiro. (Foto: Daniel Zappe/CBTM)

No terceiro set, Kumahara foi para cima, lutando a cada bola e sabendo que não podia mais ser derrotada. Com muito equilíbrio, a parcial foi até o 15º ponto, mas foi Yamada quem conseguiu fechar a partida e conquistar a vitória por 3 sets a 0.

“(Kumahara) é minha colega de seleção e minha colega de treino. Fiquei feliz de jogar com ela na final, mas eu sabia que eu tinha que entrar muito firme, porque ela é uma ótima jogadora, cada ponto era muito valioso, muito importante. Estou muito feliz de ter conseguido levar essa vitória hoje e isso só me motiva a continuar treinando mais e me preparando cada vez mais para os próximos desafios.”, comemorou a campeã brasileira.

Jessica Yamada elogiou ainda o nível de competição do 53º Campeonato Brasileiro. “Eu já sabia que ia ser um torneio forte, então eu me preparei o melhor que eu pude. Mas eu já conhecia as meninas, as meninas já me conheciam, então não eram jogos com jogadores fortes que eu nunca vi. Todo mundo se conhece, então acho que isso me ajudou a conseguir me preparar um pouco melhor cada jogo, eu sabia mais ou menos o que eu tinha que fazer, eu sabia que eu tinha chance de ganhar e foi o que aconteceu. O torneio estava com um nível muito alto e ganhar desse jeito foi muito bom.”, finalizou.

Mais em Tênis de Mesa