Siga o OTD

Tênis de Mesa

Brasil garante vaga no feminino e masculino nas Olimpíadas de 2020

Seleção feminina de tênis de mesa garante vaga nas Olimpíadas de Tóquio
Diana Yalico/ULTM

O tênis de mesa brasileiro estará em Tóquio! Neste domingo, os times feminino e masculino garantiram as vagas na disputa por equipes nas Olimpíadas de 2020. Na última rodada do Pré-Olímpico Latino de Equipes, na Villa Deportiva Nacional, em Lima, capital peruana, a seleção feminina teve uma atuação impecável diante de Porto Rico, conseguiu a revanche e venceu as campeãs dos Jogos Pan-Americanos por 3 a 0. Já os meninos tiveram mais trabalho, mas superaram os argentinos pelo placar de 3 a 2.

Entre as mulheres, o primeiro jogo era o de duplas, considerado o fiel da balança para a vitória no confronto, segundo o técnico Hugo Hoyama. Caroline Kumahara e Jessica Yamada entraram muito atentas e venceram o equilibrado duelo com as porto-riquenhas Melanie Diaz e Daniely Rios, por 3 a 1 (12/10, 8/11, 12/10 e 11/9).

A partida seguinte era cercada de muita expectativa, por se tratar do duelo das duas melhores atletas da América Latina. E Bruna Takahashi, 53ª colocada no ranking mundial, não teve piedade de Adriana Diaz, 27 do mundo e venceu o duelo por 3 a 0 (11/8, 11/8 e 12/10),

Caroline Kumahara tinha a missão de carimbar a classificação para Tóquio. Perdeu o primeiro set para Melanie Diaz, por 11 a 7. Foi melhor no segundo, vencendo por 12 a 10. E no terceiro, fez um set irretocável, com 11 a 1 no placar. Mostrando uma força impressionante, Caroline continuou agressiva no quarto set, vencido por 11 a 9, fechando a partida em 3 a 1 e garantindo a vaga olímpica.

“Me sinto muito feliz, estou muito orgulhosa da nossa equipe. Sabíamos que a partida de duplas era muito importante e conseguimos a vitória. A Bruna entrou muito confiante, venceu e me deu ainda mais confiança para o último jogo”, ressaltou Caroline Kumahara.

“Para mim, é muito diferente, eu sou a mais velha do grupo. Já tive duas oportunidades e acabei não indo para a Olimpíada. Dediquei anos da minha vida ao tênis de mesa. Você deve acreditar sempre. Já tinha desistido desse sonho. De repente estou aqui e vamos para Tóquio”, vibrou Jessica Yamada.

“A sensação é a melhor possível. Para mim, foi a melhor partida que elas fizeram nos seis anos que estou como técnico da Seleção. Elas merecem, treinaram bastante. Essa classificação é toda mérito delas. Será minha oitava Olimpíada”, comemorou o técnico Hugo Hoyama.

Calderano lidera e Ishiy define classificação

Abelardo Mendes Jr/ rededoesporte.gov.br

A classificação no masculino foi bem mais complicada. Diante da Argentina, o Brasil começou perdendo logo de cara o duelo de duplas, quando Gustavo Tsuboi e Vitor Ishyi foram superados por Alto Gaston e Horacio Cifuentes por 3 sets a 2.

No jogo seguinte, Hugo Calderano entrou no jogo para deixar tudo igual. O número seis do mundo não tomou conhecimento de Tabachnik e venceu o confronto por 3 sets a 0.

No terceiro jogo, Tsuboi sofreu. Começou perdendo o primeiro set, buscou o segundo e chegou a ter dois set points no terceiro. O top 30, porém, desperdiçou as chances e acabou derrotado pela jovem promessa argentina, Horacio Cifuentes, por 3 a 1.

Com isso, a Argentina abriu 2 x 1 e estava a uma vitória da vaga olímpica. Calderano, porém, adiou a decisão para a última partida. Ele mostrou o porquê é o melhor mesa-tenista do Brasil na atualidade, abriu 2 a 0 e se impôs em um terceiro set equilibrado para fechar o jogo.

A vaga estava nas mãos de Vitor Ishiy. O jovem de 24 anos se impôs com personalidade contra o veterano Tabachnik, de 42 anos, e venceu por 3 a 0, carimbando o passaporte brasileiro para Tóquio.

Mais em Tênis de Mesa