Siga o OTD

Tênis de Mesa

Brasileiros iniciam em Lima luta pelas vagas olímpicas por equipes

Pré-Olímpico Latino de Equipes na capital peruana termina no domingo e classifica um time de cada naipe para Tóquio 2020

Hugo Calderano, do tênis de mesa
Calderano (divulgação)

Chegou a hora da verdade. Nesta sexta-feira (25), na Villa Deportiva Nacional, a Videna, em Lima, capital do Peru, começa o Pré-Olímpico Latino de Equipes de tênis de mesa. Hugo Calderano puxa a equipe masculina

No palco onde foram disputados os Jogos Pan-Americanos de 2019, um time masculino e um feminino vão carimbar os passaportes para os Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020, com a garantia também de participação de dois atletas nos torneios individuais.

Hugo Calderano, ouro individual no Pan, já garantiu sua presença no individual e, junto com Gustavo Tsuboi, Eric Jouti e Vitor Ishiy, forma um dos mais fortes do mundo, em sexto no ranking mundial. “O atual momento da equipe é muito bom, temos cinco atletas no Top 100 mundial e jogando num bom nível”, ressalta o técnico Francisco Arado, o Paco.

O time masculino estreia contra os donos da casa na sexta, às 21h15. O segundo jogo é contra os chilenos, no sábado às 17h30 e a terceira e decisiva partida é contra os argentinos, no domingo às 22h.

A estreia do time feminino será contra as chilenas, nesta sexta-feira, às 15h45 (de Brasília). A partida seguinte será contra as peruanas, no sábado, às 14h45. Na rodada decisiva, elas encaram Porto Rico, no domingo, às 18h. Bruna Takahashi, Caroline Kumahara, Jessica Yamada e Laura Watanabe formam a equipe feminina.

“Sempre tivemos uma briga boa entre as equipes. Vamos chegar confiantes. Quem tiver mais concentração e superar as dificuldades, vai levar vantagem”, avisa o técnico da equipe feminina, Hugo Hoyama.

+ INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL YOUTUBE

Agora, em Portugal ou Cuba

Quatro países já asseguraram classificação nos pré-olímpicos continentais, todos nos dois gêneros: China, Estados Unidos, Alemanha e Egito. Quem não conquistar a vaga em Lima, terá de brigar pelas nove vagas restantes no Pré-Olímpico Mundial, em janeiro, na cidade de Gondomar, em Portugal.

Se uma equipe não conseguir classificação, os atletas que não se classificaram poderão brigar por vagas no Pré-Olímpico Latino Individual e de Duplas Mistas, em Cuba, em abril. Ainda haverá uma última chance, no Pré-Olímpico Mundial Individual, em Doha, no Catar, em maio de 2020.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Tênis de Mesa