Siga o OTD

Tênis de Mesa

Vitor Ishiy bate argentino e leva o ouro no Pan-Americano

Vitor Ishiy tem desempenho irretocável no último dia, surpreende todos os favoritos e chega ao inédito título do Campeonato Pan-Americano de tênis de mesa

Assessoria de Imprensa - CBTM

O brasileiro Vitor Ishiy foi o grande vencedor do torneio individual do Campeonato Pan-Americano de Tênis de Mesa, em Assunção, no Paraguai. Neste domingo (8), ele bateu o argentino Gaston Alto, na decisão, por 4 a 1 (9/11, 11/3, 14/12, 11/4 e 11/7). No feminino, Bruna Takahashi foi vice-campeã individual, enquanto Gustavo Tsuboi ficou com o bronze no masculino. No torneio de duplas masculino, Tsuboi e Eric Jouti ficaram com a prata.

Vitor Ishiy, de 23 anos, foi uma grata surpresa no torneio individual. Não estava entre os grandes favoritos e foi superando vários adversários tradicionais da América do Sul. Na semifinal, teve pela frente o colega de equipe, Gustavo Tsuboi, 28° do mundo. Em um jogo muito longo, chegou a estar perdendo por dois sets a zero, foi buscar o empate, perdeu o quinto e novamente conseguiu o empate. O set decisivo foi muito disputado e decidido no finalzinho, a favor de Ishiy: 4 a 3 no placar (6/11, 10/12, 11/6, 11/7, 10/12, 11/3 e 11/9).

Pouco mais de 70 minutos depois do fim da semifinal, ele encarou o argentino Gaston Alto, mais um experiente atleta do Circuito Mundial. Jogo equilibrado na primeira parcial, com o argentino vencendo no final. No segundo set, Ishiy aproveitou um momento de desconcentração do adversário e venceu com folga, por 11 a 3. Na terceira parcial, o equilíbrio voltou e Ishiy teve frieza nos momentos decisivos, quando estava em desvantagem, e acabou conquistando uma vitória importante, por 14 a 12.

Novamente desconcentrado, por conta de discussão com a árbitra da partida, o argentino Gaston Alto se perdeu no quarto set e Vitor Ishiy deu um grande passo para garantir o título, vencendo por 11 a 4. Na quinta parcial, Ishiy já era absoluto na mesa. Foi confirmando os serviços e conseguiu chegar ao título inédito.

“Foi uma surpresa, nunca havia chegado além das quartas de final no Pan-Americano. Desta vez, cheguei na final, e sabia que ia ser duro, Gaston é um grande jogador. Faz cinco anos que jogo torneios na América e ele sempre conseguiu me vencer por causa da maior experiência. Mas consegui evoluir na Europa e conquistei este grande resultado”, disse Vitor Ishiy, que mostrou muita frieza no torneio, contra adversários com muita experiência.

“Não sei se estava tranquilo, mas estava muito focado. Queria deixar meu agradecimento a todos os que torceram por mim e aos meus familiares”, disse o campeão do Campeonato Pan-Americano de Tênis de Mesa.

Outras medalhas

No feminino, Bruna Takahashi ficou com a medalha de prata. A número 53 do mundo, medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos, teve grande desempenho no torneio, mas deixou escapar o ouro na partida decisiva.

Assim como aconteceu em quase todo o Campeonato Pan-Americano, Bruna foi superior na mesa contra a norte-americana Yu Wue, vencendo por 4 a 1 (11/5, 11/7, 10/12, 11/8 e 11/9). Na decisão, contra a norte-americana contra Lily Zhang, a brasileira não se encontrou. Começou bem o jogo, abrindo 3 a 0 na primeira parcial, mas permitiu a virada. No segundo set, Zhang controlou a partida e abriu 2 a 0. Bruna fez um terceiro set ruim, reagiu no quarto e brigou até o final, mas acabou superada por 4 a 0 (11/8, 11/7, 11/3 e 11/9).

O Brasil também garantiu medalha no torneio de duplas masculinas. Eric Jouti e Gustavo Tsuboi, tradicionalmente com resultados expressivos nos torneios de duplas do Circuito Mundial, ficaram próximos do ouro no Campeonato pan-Americano, mas acabaram ficando com a prata.

Na semifinal, no início da manhã, Tsuboi e Jouti tiveram ótimo desempenho contra os chilenos Gustavo Gomez e Juan Lamadrid, por 3 a 1 (11/5, 11/9, 9/11 e 11/6). No início da tarde, enfrentaram os argentinos Gaston Alto e Horacio Cifuentes, na decisão do torneio. Fizeram um bom primeiro set, permitiram a virada dos argentinos e estiveram perto de empatar o confronto no quarto set, mas acabaram caindo por 3 a 1 (11/8, 7/11, 5/11, 9/11).

Mais em Tênis de Mesa