Siga o OTD

Tênis de Mesa

Calderano perde para alemão e cai na semi na República Tcheca

Hugo Calderano leva a virada de Dimitrij Ovtcharov, é superado por 4 a 2 e fica pelo caminho no Aberto da República Tcheca. Carioca garantiu o bronze

Medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos e dono da sexta posição no ranking mundial, Hugo Calderano não teve o resultado que gostaria no Aberto da República Tcheca de tênis de mesa, que está sendo realizado em Olomouc. No início da manhã deste domingo (25), no horário de Brasília, ele foi superado pelo alemão Dimitrij Ovtcharov, por 4 a 2, ainda nas semifinais da competição, mas fechou com a medalha de bronze.

O desafio, claro, não seria dos mais fáceis. Ovtcharov também é considerado como um dos principais atletas do planeta. Desde julho é o 11º colocado no mundo.

Hugo Calderano não precisou disputar as fases eliminatórias e avançou diretamente para a chave principal do torneio. Contra o rival da Alemanha, abriu o placar com a contagem de 11/7. Na sequência da partida, o equilíbrio seguiu presente, mas Dimitrij Ovtcharov aproveitou os vacilos do brasileiro e triunfou por três sets consecutivos: 9/11, 6/11 e 11/13.

Tendo que vencer para continuar vivo no confronto, Calderano aumentou a intensidade. Tanto que dominou a quinta parcial para fechar em 11/6. Ainda em desvantagem, continuou correndo atrás do prejuízo com muita potência. Com diferença muito próxima em seu favor, Dimitrij Ovtcharov conseguiu fechar em 9/11, eliminou o carioca e alcançou um lugar na decisão do Aberto da República Tcheca.

“Infelizmente, o Hugo não ganhou contra o Ovtcharov na semifinal. Ele começou muito bem, mas o nível dele caiu um pouco na segunda parte do segundo set. Passo a passo, o alemão jogou melhor. Ele voltou até a dominar de novo, mas não conseguiu fechar. É uma derrota, sim, mas o jogo que Hugo desenvolveu corresponde à nossa meta. Faltou só um pouco de consistência”, analisou o técnico Jean-René Mounie, após a partida.

O treinador fez questão de ressaltar o bom desempenho de Calderano após uma participação intensa no Pan de Lima. “Acho que o Hugo pode ficar bem satisfeito do resultado aqui. Chegou a uma semifinal depois dos Jogos Pan-Americanos, sem descanso. E ainda mais porque o último período de treinos fortes foi em maio, por causa de um calendário de competições totalmente louco. Após alguns dias de recuperação, o Hugo vai ter um ciclo de treinos de 15 dias. Será a oportunidade de desenvolver o jogo dele e um período chave para essa temporada.”

Derrotado, Hugo Calderano teve campanha consistente nos desafios anteriores. Passou pelo compatriota Gustavo Tsuboi (4 a 1), o indiano Sathiyan Gnanasekaran (4 a 0) e o russo Alexander Shibaev (4 a 1).

Mais em Tênis de Mesa