Siga o OTD

Parapan 2019

Em Lima, Cátia Oliveira confirma favoritismo e vai à semi

Pela Classe 2-3, do tênis de mesa, Cátia Oliveira irá enfrentar a compatriota Marliane Santos na busca por uma vaga na final do Parapan de Lima 2019

Em Lima, Cátia Oliveira confirma favoritismo e vai à semi do tênis de mesa
Ale Cabral/CPB

Mais um dia do tênis de mesa agitou o Parapan-Americano de Lima 2019. Nesta sexta-feira (23), dia da abertura oficial dos Jogos, o Brasil voltou a conquistar vitórias e pode conquistar até 27 medalhas nas disputas individuais. Cátia Oliveira, um dos destaques da delegação brasileira, se garantiu na semifinal da Classe 2-3 e irá disputar uma vaga na final contra a compatriota Marliane Santos.

Contudo, a vaga para a semi foi suada e veio diante da argentina Maria Garrone. Cátia Oliveira venceu, com certa facilidade, o primeiro set, mas entregou no segundo e deu brechas para a adversária acreditar que poderia conseguir algo contra a brasileira. “Hoje eu joguei muito mal, estava muito nervosa, não sei direito o que aconteceu, acho que foi a demora na preparação. Mas passei e agora tenho mais dois jogos para chegar no meu objetivo”, disse Cátia Oliveira após vencer a Argentina Maria Garrone, por 3 sets a 1, parciais de 11/5, 10/12, 11/7 e 12/10.

“Bora que não acabou ainda, vamos porque ainda tenho mais duas partidas duras para fazer aqui. Eu quero sair com esse ouro daqui. Treinei para chegar aqui e eu quero esse ouro. Se alguém quiser ganhar de mim, vai ter que ganhar na mesa”, finalizou Cátia Oliveira, que terá a compatriota Marliane Santos na semifinal.

Marliane venceu as duas partidas que fez no dia. Primeira ela despachou a venezuelana Evelyn Garcia, por 3 sets a 0, parciais de 11/4, 11/2 e 11/6. Pouco tempo depois, a brasileira retornou e também conseguiu outro 3 a 0, agora para cima da norte-americana Pamela Fontaine, parciais de 13/11, 11/4 e 11/6.

Outros jogos

O tênis de mesa brasileiro também teve outros jogos importantes no dia. Na Classe 1, Aloísio Lima e Conrado Contessi venceram suas respectivas partidas e vão disputar o bronze no sábado (24).

No tie-break, Carla Azevedo, da Classe 2-3, venceu a argentina Veronica Blanco de virada e passou para as quartas de final, onde enfrentará a mexicana Maria Sigala. A outra partida das quartas de final será entre Thais Severo contra a cubana Yanelis Silva. Cátia Oliveira e a compatriota Marliane Santos se enfrentaram na semifinal que já está definida.

Já na Classe 8, Francisco Melo suou para vencer o argentino Pablo Krotsch, por 3 a 2, e se garantiu nas quartas de final. Seu próximo adversário será Ian Kent, do Canadá.

Outro que venceu e se garantiu nas quartas foi Diego Moreira, da Classe 10. O brasileiro fez 3 a 0 para cima de Josue Mora, de El Salvador, e irá enfrentar o chileno Manuel Echaveguren. Na mesma classe, Carlos Carbinatti pega Melvin Muñoz, também de El Salvador.

Raiza da Silva perdeu para a argentina Nayla Kuell na disputa da Classe 5, terminando no 4º lugar. Pela Classe 9, dois brasileiros estão na semifinal. Enquanto Ramon da Silva vai pegar Miguel Vazquez, do México, e Lucas Carvalho encara o norte-americano Tahl Leibovitz.

Fechando a participação brasileira no dia da abertura do Parapan, Iranildo Espíndola, da Classe 2, derrotou o Luis Rojas, da Venezuela, e passou para as quartas de final. Ele irá enfrentar o canadense Peter Isherwood.

Confira a situação dos 30 atletas do tênis de mesa nos Jogos Parapan-Americanos e a agenda dos jogos deste sábado (horários de Brasília):

Classe 2-3 Feminino

Cátia Oliveira e Marliane Santos se enfrentam em uma semifinal e já estão com medalhas garantidas. Carla Maia e Thais Severo estão nas quartas de final e se enfrentam se conseguirem classificação.

14h – Thais Severo x Yanelis Silva (CUB)

14h – Carla Maia x Maria Sigala (MEX)

18h20 – Cátia Oliveira x Marliane Santos

18h20 – Semifinal 2

20h20 – Final

Classe 4 Feminino

Joyce Oliveira está classificada para a semifinal e já garantiu medalha.

13h20 – Joyce Oliveira x Manuela Guapi (COL)

15h20 – Final

Classe 5 Feminino

Raíza da Silva – Perdeu os três jogos no grupo único e não conquistou medalha.

Classe 6-7 Feminino

Aline Ferreira está em quinto no grupo único, com remotas chances de bronze. Millena França é a terceira colocada, mas precisa vencer e torcer por outros resultados para garantir lugar no pódio.

12h – Aline Ferreira x Stephanie Chan (CAN)

12h – Millena França x Claudia Perez (MEX)

14h40 – Aline Ferreira x Claudia Perez (MEX)

Classe 8-10 Feminino

Danielle Rauen venceu os dois jogos no grupo A, disputa a semifinal e já garantiu medalha. Jennyfer Parinos está em ótima situação no grupo B, enquanto Lethícia Lacerda precisa vencer para sonhar com a vaga.

12h40 – Jennyfer Parinos x Yessica Alzate (COL)

12h40 – Lethícia Lacerda x Anetth Araya (CRC)

15h20 – Semifinais

19h – Finais

Classe 1 Masculino

Aloísio Lima e Conrado Contessi se enfrentam na semifinal e estão com medalhas garantidas.

12h40 – Aloísio Lima x Conrado Contessi

15h20 – Final

Classe 2 Masculino

Guilherme Costa está classificado para a semifinal, com medalha garantida. Iranildo Espíndola vai disputar as quartas de final.

12h40 – Iranildo Espíndola x Peter Ishiwood (CAN)

14h40 – Semifinais

19h40 – Final

Classe 3 Masculino

Welder Knaf está classificado para a semifinal, com medalha garantida. David Freitas vai disputar as quartas de final.

12h – David Freitas x Jenson Van Emburgh

14h – Semifinais

15h20 – Finais

Classe 4 Masculino

Eziquiel Babes está classificado para a semifinal, com medalha garantida. Alexandre Ank e Ecildo Lopes vão disputar as quartas de final.

12h – Alexandre Ank x Jesus Salgueiro (MEX)

12h – Ecildo Lopes x Maximiliano Rodriguez (CHI)

14h40 – Semifinais

19h – Final

Classe 6 Masculino

Goutier Rodrigues terminou em terceiro lugar no grupo B e não conquistou medalha.

Classe 7 Masculino

Paulo Salmin líder o grupo único e depende de uma vitória para garantir o ouro.

14h40 – Paulo Salmin x Jose Vargas (COL)

Classe 8 Masculino

Francisco Wellington e Luiz Filipe Manara disputam as quartas de final.

13h20 – Luiz Filipe Manara x Alejandro Perez (ARG)

13h20 – Francisco Wellington x Ian Kent (CAN)

18h20 – Semifinal

19h40 – Final

Classe 9 Masculino

Lucas Carvalho e Ramon Colombo estão classificados para as semifinais e com medalha garantida. Guilherme Ifanger terminou em terceiro no grupo B e não conquistou medalha.

18h20 – Lucas Carvalho x Tahl Leibovitz (USA)

18h20 – Ramon Colombo x Miguel Vazquez (MEX)

20h20 – Final

Classe 10 Masculino

Carlos Carbinatti, Claudio Massad e Diego Moreira estão classificados para as quartas de finais.

14h – Claudio Massad x Gustavo Castro (CHI)

14h – Diego Moreira x Manuel Echaveguren (CHI)

14h – Carlos Carbinatti x Melvin Muñoz (ESA)

19h – Semifinais

20h20 – Final

Mais em Parapan 2019