Siga o OTD

Pan 2019

Bruna Takahashi perde na semi e fica com o bronze individual

Bruna Takahashi perde a semifinal do individual feminino para Adriana Díaz e fica com a medalha de bronze. Foi o terceiro pódio da brasileira nos Jogos Pan-Americanos

Bruna Takahashi Aberto da Alemanha de tênis de mesa

Bruna Takahashi colocou no peito sua terceira medalha nos Jogos Pan-Americanos Lima 2019. Depois de ficar com a prata nas duplas mistas ao lado de Gustavo Tsuboi e com o bronze nas duplas femininas ao lado de Jéssica Yamada, a brasileira parou na semifinal do individual ao perder para a portorriquenha Adriana Díaz e terminou com mais uma terceira colocação. “Não estou muito feliz agora porque eu perdi, mas depois tenho certeza que vou ficar feliz por este bronze”, afirmou.

Na partida decisiva, Bruna Takahashi fez os dois primeiros sets muito equilibrados contra Adriana Díaz e acabou perdendo no destalhe por 11/9 e 11/8. A partir do terceiro set, no entanto, a portorriquenha dominou completamente o duelo e venceu com autoridade por 11/3 e 11/4 para garantir presença na final do torneio individual feminino do tênis de mesa. “Ela mudou totalmente jogo. Eu tentei me encaixar dentro, mas eu não consegui. Ela começou a dar muitos efeitos. Se eu tivesse feito os dois primeiros sets, que eu estava em vantagem, seria outro jogo, outra cabeça, mas faz parte”, lamentou a brasileira, que fez questão de elogiar a adversária. “É uma jogadora que sempre surpreende durante o jogo. Ela se adapta muito rápido às coisas e acho que esse é o ponto forte dela e é o mais difícil de entender no tênis de mesa, que é a variação e a adaptação”.

Segunda melhor colocada das Américas no ranking mundial, Adriana Díaz tem dominado nos últimos anos as competições continentais. A portorriquenha é bicampeã do Campeonato Pan-Americano em 2017 e 2018 e campeã da Copa Pan-Americana de 2019. De noite, ela decide o título dos Jogos Pan-Americanos contra a americana Lily Zhang, que foi responsável por eliminar a brasileira Jéssica Yassuda nas oitavas de final.

O curioso é que Adriana Díaz e Bruna Takahashi têm a mesma idade, ambas nasceram no ano 2000, e costumam se enfrentar desde as categorias de base. Nos registros da ITTF (Federação Internacional de tênis de mesa), foram 20 confrontos entre as duas com 12 vitórias para a portorriquenha contra oito da brasileira.

O histórico do duelo estava empatado com oito triunfos de cada lado até a última vitória de Bruna Takahashi sobre a rival, durante o Campeonato Pan-Americano júnior de 2018. De lá para cá, só deu Adriana Díaz, que derrotou a brasileira na primeira rodada do Aberto da República Tcheca do ano passado, na semifinal do Campeonato Pan-Americano adulto de 2018, no Aberto da Espanha deste ano e agora na semifinal dos Jogos Pan-Americanos.

 

 

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Pan 2019