Siga o OTD

Pan 2019

Calderano e Takahashi garantem mais 2 medalhas para o Brasil

Dos quatro brasileiros que jogaram pelo torneios individuais do tênis de mesa, apenas Hugo Calderano e Bruna Takahashi chegaram às semifinais

Abelardo Mendes Jr/ rededoesporte.gov.br

Dos quatro brasileros que entraram em ação nesta terça-feira pelos torneios individuais de tênis de mesa, apenas Hugo Calderano e Bruna Takahashi conseguiram chegar à semifinal e já garantiram, pelo menos, uma medalha de bronze cada para o Brasil. Os outros dois, Gustavo Tsuboi e Jéssica Yamada, foram eliminados nas oitavas de final.

Masculino

Cabeça de chave número 1 do torneio individual masculino, Hugo Calderano estreou direto nas oitavas de final. O brasileiro enfrentou o chileno Juan Lamadrid, venceu com autoridade os dois primeiros sets por 11/6 e 11/7, mas foi surpreendido no terceiro e perdeu por 11/7. No quarto, o adversário voltou a complicar, mas o mesatenista carioca manteve a concentração nos pontos finais para fechar em 11/9. No quinto set, o domínio do favorito foi completo e o triunfo veio fácil por 11/1.

Nas quartas de final, ele derrotou o mexicano Marcos Madrid. Apesar do adversário ter criado dificuldades em alguns momentos, o brasileiro conseguiu se impor desde o início e venceu os quatro sets com parciais de 11/8, 11/5, 11/8 e 11/5.

+ CONFIRA TUDO SOBRE A MODALIDADE NO PAN

Segundo cabeça de chave do torneio masculino, Gustavo Tsuboi teve um osso duro pela frente nas oitavas de final. Ele enfrentou Wu Jiaji, um chinês naturalizado dominicano. No primeiro set, o mesatenista que representa o país do Caribe levou a melhor por 11/5. O brasileiro, no entanto, respondeu na mesma moeda e ganhou o segundo pelo mesmo placar.

O dominicano voltou a frente ao vencer o terceiro por 11/7, mas o brasileiro voltou a empatar ao conseguir a vitória no disputadíssimo quarto set por 11/9. A partir daí, no entanto, Wu Jiaji conseguiu manter a calma nos momentos decisivos e conseguiu vencer as duas parciais seguintes, ambas por 11 a 9, para fechar o jogo em 4 a 2.

Feminino


Bruna Takahashi não teve problemas para superar a dominicana Yasiris Ortiz. A brasileira dominou completamente o jogo e venceu com facilidade por 4 a 0 com parciais de 11/6, 11/6, 11/1 e 11/7. Nas quartas de final.

Nas quartas de final, Bruna Takahashi enfrentou um jogo duríssimo contra a americana Lily Zhang, que venceu os dois primeiros sets com certa tranquilidade: 11/6 e 11/5. Mas a brasileira reagiu e conseguiu empatar o jogo, ganhando as duas parciais seguintes por 11/9. Nesta quarta-feira, ela enfrenta a portorriquenha Adriana Díaz, às 13h, por uma vaga na final.

Na sequência, a mesatenista dos Estados Unidos voltou a ficar em vantagem ao vencer o quinto set por 11/8, mas Bruna Takahashi se impôs no sexto ao fazer 11/6 e mostrou muita concentração e força mental para levar a melhor no set decisivo, vencer por 11/9 e garantir a classificação para a semifinal.

Já Jéssica Yamada teve pela frente a atual campeã dos Jogos Pan-Americanos, a americana Wu Ye, e o jogo foi muito disputado. A atleta dos Estados Unidos começou dominando o duelo e abriu 3 a 0 com parciais de 11/5, 11/5 e 11/6, mas a brasileira encontrou forças para reagir, arrasou no quarto set por 11/3, suou para vencer o quinto por 14/12 e foi melhor no sexto para fazer 11/6.

Empatadas em 3 a 3, Jéssica Yamada e Wu Ye foram decidir o jogo no sétimo set. A americana retomou o controle da partida e abriu 9 a 2. Mas a brasileira foi guerreira, não desistiu e marcou cinco pontos seguidos, entrando de novo na disputa. Mas a atleta dos Estados Unidos chegou ao match point em 10 a 7, Jéssica salvou um, mas não conseguiu fazer o mesmo no segundo e acabou derrotada por 11 a 8.

Final de duplas

Além dos dois jogos pelas quartas de final que acontecem ainda nesta terça-feira, o Brasil briga pela medalha de ouro no torneio de duplas masculinas. Às 22h, Hugo Calderano e Gustavo Tsuboi enfrentam os argentinos Horacio Cifuentes e Gastón Alto.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Pan 2019