Siga o OTD

Tênis de Mesa

Calderano cai para 3º do mundo em estreia na Malásia

Na madrugada desta sexta-feira, Hugo Calderano entrou em ação pelo T2 Diamond disputando na Malásia. E logo na estreia, nas oitavas de final, o brasileiro acabou sendo derrotado por Fan Zhendong, ex-número 1 do mundo e atual terceiro colocado do ranking, por 4 a 0 (11/8, 11/10, 11/6 e 5/2).

“Temos que reconhecer que o Fan Zhendong foi melhor do que Hugo nesse jogo. Hugo teve bons momentos, mas faltou um pouco de consistência. Quando teve a oportunidade de estar em vantagem, o Fan mostrou o melhor dele. Talvez as coisas poderiam ser diferentes se ele ganhasse o segundo set, mas o Fan teve controle do jogo. A exigência desse nível, contra um jogador Top 5, é bem alta. Se você joga bem, ao invés de muito bem, não dá para ganhar”, reconheceu o técnico de Calderano, Jean-René Mounie.

Não houve uma preparação específica de Calderano para este torneio, principalmente pelo fato de que ele estava disputando o Aberto da Austrália na semana passada, onde chegou nas quartas de final. Agora, ele foca no Pan-Americano de Lima, onde chega como grande favorito e vai buscar o bicampeonato do torneio individual e de equipes.

+TODO FAVORITISMO DE CALDERANO NOS JOGOS PAN-AMERICANOS

Por mais dois dias, Calderano permanece treinando na Malásia, retornando posteriormente ao Brasil. No final da próxima semana ele se apresenta em São Caetano do Sul (SP), onde inicia os treinos com o grupo da Seleção Brasileira. A viagem para Lima ocorre no final do mês.

Torneio diferente

O torneio em Johor Bahu conta com os principais atletas do tênis de mesa, mas tem regras diferentes, premiação alta e ainda rende muitos pontos no ranking. O confronto se desenrola por 24 minutos e se não existir um vencedor neste período, a disputa entra no T5 e vence quem fizer cinco pontos primeiro.

O campeão soma mil pontos, que seria suficiente para Calderano saltar uma posição no ranking e se aproximar novamente do top 5 – ele é o sétimo colocado do ranking atualmente. Além disso, a premiação para o vencedor será de US$ 100 mil.

Serão três etapas do T2 Diamond. As próximas acontecem na China, em setembro, e em Cingapura, no mês de novembro, sempre em sistema de mata-mata. Os convidados são os 15 primeiros do ranking mundial (se alguém declinar, é convidado o ranqueado seguinte), além de um atleta escolhido pela organização.

O JOGO

No primeiro set, o brasileiro demorou a encaixar seu jogo, permitindo ao adversário, que jogava de forma bem agressiva, abrir no placar. Na segunda parcial, Calderano equilibrou as ações e esteve muito perto de fechar, quando vencia por 10 a 8, mas permitiu que Zhendong fizesse três pontos consecutivos (os sets no T2 Diamond terminam em 11 pontos, independentemente da diferença).

No terceiro set, o chinês continuou controlando as ações. Encerrados os 24 minutos estabelecidos pelo regulamento do torneio, a partida foi para o T5. Zhendong fez 4 a 0, Calderano ainda tentou reagir, mas perdeu por 5 a 2.

Mais em Tênis de Mesa